Palmares

.

.

quarta-feira, 28 de março de 2012

° 463 ANOS DE ALEGRIA <> PARABÉNS SALVADOR °

mapa
A região era habitada pelos índios desde tempos imemoriais. Antes mesmo de ser fundada cidade, a presença dos europeus data, pelo menos, desde o naufrágio de um navio francês, em 1510, de cuja tripulação fazia parte Diogo Álvares, o famoso Caramuru. Em 1534, foi fundada a capela em louvor a Nossa Senhora da Graça, porque ali viviam Diogo Álvares e sua esposa, Catarina Paraguaçu.

naquela época
Em 1536, chegou à região o primeiro donatário, Francisco Pereira Coutinho, que recebeu capitania hereditária de El-Rei Dom João III. Fundou o Arraial do Pereira, nas imediações onde hoje está a Ladeira da Barra. Esse arraial, doze anos depois, na época da fundação da cidade, foi chamado de Vila Velha. Os índios não gostavam de Pereira Coutinho por causa de sua crueldade e arrogância no trato. 

Brasão
Por isso, aconteceram diversas revoltas indígenas enquanto ele esteve na vila. Uma delas obrigou-o a refugiar-se em Porto Seguro, com Diogo Álvares; na volta, já na Baía de Todos os Santos, enfrentando forte tormenta, o barco, à deriva, chegou à praia de Itaparica. Nessa, os índios fizeram-no prisioneiro, mas deram liberdade a Caramuru. Francisco Pereira Coutinho foi retalhado e servido numa festa antropofágica.
Salvador vista por Satélite 
Em 29 de Março de 1549 chegam, pela Ponta do Padrão, Tomé de Sousa e comitiva, em seis embarcações: três naus, duas caravelas e um bergantim, com ordens do rei de Portugal de fundar uma cidade-fortaleza chamada do São Salvador. Nasce assim a cidade de Salvador: já cidade, já capital, sem nunca ter sido província. Todos os donatários das capitanias hereditárias eram submetidos à autoridade do primeiro governador-geral do Brasil, Tomé de Sousa.

Com o governador vieram nas embarcações mais de mil pessoas. Trezentas e vinte nomeadas e recebendo salários; entre eles o primeiro médico nomeado para o Brasil por um prazo de três anos: Dr. Jorge Valadares; e o farmacêutico Diogo de Castro, seiscentos militares, degredados, e fidalgos, além dos primeiros padres jesuítas no Brasil, como Manuel de Nóbrega, João Aspilcueta Navarro e Leonardo Nunes, entre outros. 

Farol da Barra
As mulheres eram poucas, o que fez com que os portugueses radicados no Brasil, mais tarde, solicitassem ao Reino o envio de noivas.Salvador (fundada como São Salvador da Bahia de Todos os Santos) é um município brasileirocapital do estado da Bahia e primeira capital do Brasil. Os habitantes são chamados de soteropolitanosgentílico criado a partir da tradução do nome da cidade para o gregoSoterópolis, ou seja, "cidade do Salvador".

Farol de Itapuã
Situada na microrregião homônima, Salvador é uma metrópole nacional com mais de 2,6 milhões de habitantes, sendo o município mais populoso do Nordeste, a terceira mais populosa do Brasil e a oitava mais populosa da América Latina (superada por São PauloCidade do MéxicoBuenos AiresLimaBogotáRio de Janeiro e Santiago). Sua região metropolitana, conhecida como "Grande Salvador", possui 3.574.804 habitantes (IBGE/2010), o que a torna a terceira mais populosa do Nordeste, sétima do Brasil e uma das 120 maiores do mundo. É classificada pelo IBGE em comparação com a rede urbana das outras cidades brasileiras como um centro metropolitano nacional. 

Elevador Lacerda e Mercado Modelo
A superfície do município de Salvador é de 706,8 km² (fonte:IBGE), e suas coordenadas, a partir do marco da fundação da cidade, na Fortaleza de Santo Antônio, são 12° 58' 16'' sul e 38° 30' 39'' oeste. Centro econômico do estado, é também porto exportador, centro industrial, administrativo e turístico. A cidade de Salvador era antigamente chamada de Bahia, inclusive por moradores do próprio estado. Também já recebeu alguns epítetos, como o de "Capital da Alegria", devido aos enormes festejos populares, como o seu carnaval, e "Roma Negra", por ser considerada a metrópole com maior percentual de negros localizada fora da África.
Baía de Todos os Santos e Forte São Marcelo
Salvador é também sede de importantes empresas regionais, nacionais e internacionais. Foi em Salvador onde surgiu a Odebrecht, que, em 2008, tornou-se o maiorconglomerado de empresas do ramo da construção civil e petroquímica da América Latina, com várias unidades de negócios em Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e diversos países do mundo. Além de empresas, a cidade sedia também muitos eventos, organizações e instituições, como a Universidade Federal da Bahia (melhor do Nordeste e a 16º da América Latina e a brasileira que mais melhorou nos últimos dois anos) e a Escola de Administração do Exército Brasileiro.

Fórum Ruy Barbosa
Região Metropolitana de Salvador, popularmente conhecida como "Grande Salvador", é constituída por 13 municípios: CamaçariCandeiasDias d'ÁvilaItaparicaLauro de Freitas,Madre de DeusMata de São JoãoPojuca, Salvador, São Francisco do CondeSão Sebastião do PasséSimões Filho e Vera Cruz e conta com 3.574.804 habitantes. Atualmente, é a sétimaregião metropolitana mais populosa do Brasil (IBGE/2010) e uma das 120 maiores do mundo ).
Praça da Cruz Caída (Pelourinho)
Salvador possui famosas praias, como as de Itapuãdos Artistas e do Porto da Barra. As praias da cidade atraem tanto habitantes locais como turistas, principalmente devido à temperatura agradável da água. Algumas praias possuiam restaurantes típicos na própria areia (barracas de praia), - demolidas com base no Artigo 225 da Constituição onde se preparavam frutos do mar e bebidas diversas. Além disto, é comum encontrar tabuleiros de baianas, onde é possível provar um Acarajé. Também está em fase de construção ciclovias, como preparação antecipada da cidade para a Copa de 2014.
Arena Fonte Nova

Salvador sediará seis jogos da competição, 
sendo quatro na fase de grupos, um nas oitavas de final e um 
jogo nas quartas de final. Os jogos da primeira fase, que serão realizados 
na Arena Fonte Nova, ocorrerão nos dias 13, 16, 20 e 25 de junho; a partida 
das oitavas de final acontece no dia 1º de julho; em 5 de julho 
ocorre a competição das quartas de final.


Estação da Lapa

Mobilidade de um novo tempo.

A criação de uma Superintendência que abrigue numa mesma estrutura as 
áreas de trânsito e transporte de Salvador obedece as duas imposições 
da atual realidade da capital baiana. A primeira, a necessidade de racionalizar 
ao máximo os custos da administração municipal, de modo que os recursos disponíveis 
sejam aplicados com o mínimo dispêndio e os melhores resultados possíveis em prol da 
qualidade de vida dos nossos cidadãos. Ao lado disso, mostra-se também cada vez mais 
premente a necessidade de planejar e executar ações de forma orgânica, levando 
as áreas de trânsito e de transporte a interagir em todas as fases de sua atividade.


Empreendimento da construção civil



As belas e perigosas 
construções da natureza

O oceano Atlântico banha o litoral brasileiro que se estende por mais de 8 mil quilômetros, predominados por costas baixas. Mas, por vezes, a terra firme se impõe ao mar por meio de escarpas com inclinação acentuada. Surgem, aí, as falésias, esculpidas principalmente pela ação erosiva das ondas do mar. Por sua beleza e pela possibilidade de vista panorâmica, essas formações naturais atraem a instalação de grandes complexos hoteleiros, condomínios e turismo predatório que acabam por comprometer sua existência e as transformam em áreas de risco de desmoronamento.



Mais não deixamos de ser a capital que tem mais negros fora da Africa
e isso que importa

Liberdade perde para Pernambués o 

título de bairro mais negro de Salvador

Pernambués tem 53.580 mil pessoas de pele negra contra 35.704 da Liberdade. 

Quando o assunto é proporção quem aparece em primeiro lugar é Ilha de Maré, com 92,99 % da população negra.Da Redação

Um novo mapeamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) desmistificou uma informação muito conhecida pela população soteropolitana. De acordo com a pesquisa, diferente do que muitos pensam, a Liberdade não é o bairro mais negro de Salvador. Em números absolutos, o bairro com a maior concentração de negros é Pernambués - com 53.580 mil pessoas de pele parda e preta, diz o IBGE. Nesta lista, a Liberdade/ Curuzu não aparece nem entre os cinco primeiros. Segundo o último estudo populacional de 2010, Salvador tinha 2.675,656 milhões de habitantes.  Desse número, 2.125,863 se declaram negras. Sendo assim, de acordo com o IBGE, 79% da população de Salvador é negra. Depois de Pernambués, em segundo lugar, aparece o bairro de Itapoã (com 52.206 negros), seguido por Brotas (49.804), Paripe (46.505), Fazenda Grande do Retiro (46.476), São Cristóvão (45.505), Beiru/Tancredo Neves (43.523), São Caetano (43.162), Periperi (42.717), Boca do Rio em 10º lugar (38.447) e a Liberdade com (35.704).

Ponta do Humaitá

Pátria da diversidade cultural, a Bahia apresenta o seu tabuleiro de roteiros turísticos e viagens por dentro da História do Brasil. De igrejas seculares ao artesanato típico das cidades do interior, da crença diversificada de seu povo mestiço aos mitos e ritos do folclore local, o estado se abre em um verdadeiro mosaico de atrativos para quem deseja desvendar a Bahia em toda a sua graça e poesia.
ilê axé omi ijexá(Dique Pequeno)

Terra dos orixás, patuás e babalorixás; Terra de culto a Todos os Santos; a Bahia é também a Terra de todos os ritos e mitos. As diversas expressões folclóricas ostentam a riqueza do imaginário popular. Rodas de samba, Puxadas de Mastro, Capoeira, Terno de Reis, Bumba-meu-boi, Afoxé e tantas outras colorem, animam e exibem a fé inabalável do baiano por toda a capital e interior. Um mosaico de festejos e celebrações às crenças de origem africana, indígena e portuguesa, ao tempero singular da baianidade.

Dique do Tororó
Os 12 anos do Metrô de Salvador
(quando vai inaugurar?)
Uma das obras mais aguardadas pela população de Salvador é também a principal promessa para promover e facilitar a mobilidade urbana na cidade. A construção, iniciada há doze anos, ligará, no primeiro trecho, a Lapa até o Acesso Norte, perfazendo 6Km de trajeto. A obra, ao longo desse período, já foi suspensa diversas vezes, inclusive por denúncias feitas pelo Tribunal de Contas da União e Ministério Público Federal. Os vagões já estão nas dependências da obra e continuam sendo submetidos a testes. A expectativa é que sejam transportados até 1.200 passageiros por viagem. 

Hotel na Praia de Ondina

Porto de Salvador será revitalizado

Obra custará R$ 66 milhões e entrará na rota do turismo de Salvador

O Porto de Salvador, na região do Comércio, é um dos mais antigos do Brasil e já foi o mais movimentado das Américas. Esse importante centro foi inaugurado oficialmente em 1913, mas alguns autores citam o seu funcionamento desde 1816. O crescimento econômico da cidade, o próprio aumento nas demandas e a necessidade de melhorar o funcionamento técnico do Porto foram os principais motivos para o projeto de reforma. 

(Igreja de Irmã Dulce, túmulo de Irmã Dulce, Entrada do Hospital Santo Antônio)


Irmã Dulce é declarada

 "Bem Aventurada Dulce dos Pobres", 

a nova beata da Igreja Católica

Às 18 horas deste domingo (22/05/11), os sinos dobraram e Irmã Dulce, o "Anjo Bom da Bahia", foi declarada "Bem Aventurada Dulce dos Pobres", a nova beata da Igreja Católica. Nesse momento, a insistente chuva estiou e todos os presentes puderam acompanhar, emocionados, a cerimônia que sucedeu a declaração do núncio apostólico Dom Lorenzo Baldiceri, seguida de aplausos saídos dos quatro cantos do Parque de Exposições, em Salvador (BA), onde foi realizado o evento religioso.  
Pelourinho

Salvador ganha ginásio e escola no aniversário de 463 anos

No dia do aniversário da cidade  do Salvador não faltarão motivos para comemorar. A festa na rede municipal de ensino nesta quinta-feira (29) será marcada pela entrega de dois novos e importantes equipamentos. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), vai inaugurar o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Paulo Bispo Braz e o Ginásio Poliesportivo Nelson Cazumbá, ambos em Nova Brasília de Valéria. Também será assinada uma ordem de serviço para reforma e reconstrução de 22 quadras.

Marinha do Brasil/Comércio

Durante a entrega do espaço, que além do prefeito e do secretário, contará com a presença do gestor do Escritório Municipal da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 | Salvador cidade-sede (ECOPA), Leonel Leal, será assinada uma ordem de serviço para reforma e reconstrução de 22 quadras da rede municipal de ensino. As ações reforçam a preparação de Salvador para a Copa do Mundo de 2014.
 
A cerimônia de inauguração será marcada por torneios de Futsal feminino e masculino, apresentação das alunas do grupo de dança do Programa de Educação Esportiva da Secult, além de fanfarra e um bolo em homenagem aos 463 anos de Salvador.

trampolim no Porto da Barra 

Magary recebe convidados em show em 

comemoração ao aniversário de Salvador

Márcia Short, Lazzo Matumbi, Roberto Mendes, Peu Meurray e 

Toni Garrido participam da festa.



Ao completar 463 anos, Salvador recebe uma homenagem 
especial no Farol da Barra. Um show comandado pelo cantor e
 compositor Magary Lord agita o público no domingo, 1º de abril, 
a partir das 19h30. No evento, ele recebe Márcia Short, 
Lazzo Matumbi, Roberto Mendes, Peu Meurray e 
Toni Garrido. A filha do cantor, Kalinde Maiara,
também participa da festa.



PARABÉNS SALVADOR
Autor: Bule Bule

Parabéns, Salvador, Deus lhe proteja
Nesta data festiva e majestosa
Terra que foi pisada por heróis
E deu jurista igual a Ruy Barbosa
Viu Maria Quitéria e Irmã Dulce
A guerreira e a religiosa.

Teodoro Sampaio foi seu hóspede
Nossa Joana Angélica aqui viveu
Recordando Cabrito e Pirajá
Dois de Julho orgulha o povo seu
A Cabocla,O Caboclo,os Encourados
Testemunhas de tudo o que ocorreu

Concentrando no nome, Salvador
Faz lembrar Major Cosme de Farias
Defensor dos humildes como Gandhi
Bem mais forte que Duque de Caxias
Referência maior de homem público
Grande exemplo moral dos últimos dias.

O seu número atual de primaveras
Faz lembrar de Tomé de Souza
Dos Governos Gerais foi o primeiro
Vinte e nove de março ele mostrou
Quatrocentos e cinqüenta e seis motivos
Para a gente lembrar de quem fundou

Pensou ver numa data como essa
A Rua Chile botando roupa nova
E dizer ao Paço Municipal
Estou bela e ninguém me reprova
E Castro Alves em Espumas Flutuantes
Declamar do poema, a última trova

Suas misses avisam para o mundo
Venha ver nosso belo Carnaval
Visitar o Terreiro, o Pelourinho
Que viraram patrimônio mundial
Conceição, Bomfim, Praça da Sé
O Brasil se orgulha e diz que é
Salvador a mais bela capital.





.

.

Irdeb TVE

Greenpeace: Liga das Florestas

Som no Blog - Podcast

.

.