Palmares

.

.

terça-feira, 30 de abril de 2013

Mulheres de Axé: A Liderança feminina nos terreiros


O Conversa Afiada manifesta seu apoio às Mulheres de Axé:
Duzentas personalidades femininas de terreiros de candomblé da Bahia são destaque no catálogo Mulheres de Axé, cujo lançamento acontece n esta terça-feira (2), em Salvador. A publicação reúne textos e fotos sobre a trajetória de Yalorixás e outras lideranças religiosas na luta pela preservação das tradições, cultura e valorização das religiões de matriz africana. Mãe Stella e Ebomi Nice estão entre as homenageadas (fotos). O ato de lançamento será realizado no Forte Santo Antônio Além do Carmo, a partir das 18hs. A iniciativa é uma parceria do governo do Estado, através das secretarias de Políticas para as Mulheres (SPM), Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Casa Civil,  com Coletivo de Entidades Negras (CEN) e ONG Ação pela Cidadania.

A intenção é demonstrar a importância das mulheres negras no trabalho de combate à intolerância religiosa e às desigualdades. Foram mapeados terreiros das nações Bantu, Gêge e Nagô, com destaque para o perfil de liderança feminina comum à grande maioria destes espaços religiosos. O catálogo oferecerá um rico material de pesquisa para públicos diversos, a exemplo de pesquisadores, estudantes e cidadãos de um modo geral.

O material terá, ainda, um DVD com imagens e depoimentos sobre a atuação das mulheres na afirmação da identidade racial e empoderamento dentro das casas de axé, assim como e sua relevância nas comunidades em que estão inseridas. A maioria dos exemplares será distribuída gratuitamente em terreiros, bibliotecas, universidades, centros de pesquisa e equipamentos culturais da Bahia. O evento de lançamento encerra as atividades do Março Mulher, que contou com um ciclo de mobilizações acerca da luta das mulheres. A solenidade contará com a presença secretários de Estado, representantes dos povos de santo, atração cultural, entidades do movimento negro, de mulheres, entre outros convidados.

Mulheres de Axé

O catálogo ilustrativo “Mulheres de Axé” é apresentado em capa dura, no tamanho 30×24 cm, fosco com detalhes em gloss, com 360 páginas, em papel couchê 115g, contendo fotos, ilustrações e textos. Oferece ao leitor informações sobre os duzentos terreiros cujas lideranças femininas fazem história. Trabalha a trajetória de vida e superação destas mulheres em seus espaços religiosos e comunidades. O material terá uma tiragem inicial de dois mil exemplares que serão distribuídos a entidades ligadas à garantia de direitos e empoderamento de mulheres, bibliotecas públicas, terreiros pesquisados, às universidades baianas e aos centros de pesquisas da cultura afrodescendente. Em anexo ao catálogo, um DVD especial contendo entrevistas que abordam, inclusive, o tema da intolerância religiosa, que inspirou a criação de lei federal sobre o assunto.


domingo, 28 de abril de 2013


Hétero-passivo é tendência!




Um homem heterossexual pode sentir prazer sendo penetrado por outro homem? Um homem que sente prazer sendo penetrado por outro homem pode ser chamado de heterossexual?
Antes de discutir essas questões, quero indicar alguns textos: Porque a heterossexualidade não é naturalO ânus é um órgão sexual, de Leandro Colling e Aqui ninguém é heteroUm homem heterossexual pode sentir desejo por outro homem, esses últimos de minha autoria.
É importante lembrar que, no Brasil, segundo os estudos antropológicos, até a década de 80, os homens se dividiam em: machos e bichas, sendo o macho o que penetrava outros homens e as bichas os sujeitos que eram penetrados.
O homem que penetrava não perdia o status de macho, inclusive em algumas situações tal fato era uma prova de sua virilidade. A partir dos anos 80, com a popularização dos discursos científicos oriundos da Europa, uma nova concepção de sexualidade ganha amplitude no Brasil, em que os sujeitos não são mais divididos em machos e bichas, mas em heterossexuais e homossexuais, sendo que os heterossexuais são os que desejam e mantém práticas sexuais com o sexo oposto, enquanto os homossexuais com o mesmo sexo. Uma concepção não substitui a outra e, embora a segunda passe a ter mais força, as duas continuam operando no Brasil.
É comum ouvir casos de homens considerados heterossexuais que penetram outros homens, isto é, de alguma forma, nossa cultura mantém uma certa permissividade ao homem considerado heterossexual penetrar um outro homem, desde que não tenha ocorrido algum envolvimento emocional e afetivo e os atos não tenham sido sistemáticos (constantes).
Esse tipo de homem, heterossexual, masculinizado, foi e é considerado o ápice do desejo de muitos homossexuais, símbolo de uma masculinidade verdadeira e autêntica. Não obstante era preciso que, além de masculinizado, esse homem fosse ativo, isto é, um “comedor”, mas eis que agora começa a surgir uma categoria de sujeitos que se dizem heterossexuais passivos.
Quem é esse homem hétero-passivo? São homens que se identificam com a heterossexualidade (evidente), mantém relações afetivossexuais com mulheres (essas relações podem ser através de vínculos matrimoniais ou casuais, com ou sem vínculo afetivo), rejeitam qualquer traço de feminilidade em si ou nos parceiros, sentem prazer penetrando mulheres, mas nas relações com homens querem ser penetrados.
Os heterossexuais passivos não penetram homens, são sempre penetrados. Os que mantém relações sexuais penetrando e sendo penetrados por outros homens se denominam de heterossexuais versáteis, que é uma categoria bem mais comum.
Não sou tão ingênuo de acreditar que em outros momentos da história esses homens não existissem, mas, hoje, com a popularização da internet, utilizada como mecanismos de busca por parceiros, esses sujeitos parecem aumentar e formular/textualizar uma identidade: a de hétero-passivo.
Onde se encontram tais sujeitos? Minha aposta é que em muitos espaços de sociabilidade, principalmente em bairros populares (mas duvido muito que seja apenas nestes), ocorrem interações que não podem ser explicadas pela dualidade heterossexual versus homossexual ou ativo versus passivo.
Foi nos sites de relacionamentos manhunt e disponível que analisei muitos desses perfis em minha pesquisa de mestrado realizada no Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade. Alguns diziam que buscavam novas experiências e que estavam dispostos a serem penetrados; outros sinalizavam que eram experientes e que desejavam serem apenas passivos nas relações sexuais.
Outra forma de sociabilidade entre esses homens ocorre nos chats do UOL (tomara que o Pastor Feliciano não descubra e denuncie à Polícia!). Existem salas específicas e uma delas é destinada a sexo entre homens heterossexuais.
Na maioria das vezes essas interações se iniciam com diálogos sobre o sexo com mulheres, depois começam a falar de masturbação entre homens e, por fim, sexo anal entre homens.
Encontrei também no Yahoo Respostas, um fórum que tem por objetivo trocar informações entre usuários da internet, a seguinte dúvida de um usuário:
“Sou casado e tenho uma vida hetero prazerosa. Só que desde 5 ou 6 anos de idade dou minha b… e preciso disso.Não sei se é homossexualismo ou vício… Só sei que é uma necessidade. Minha mulher não sabe e nem quer saber desses meus desejos.Não sinto atração por homens, só por pênis, por isso nunca tive um namorado, nem fui ativo com homem…Acho que sou um bissexual diferente e não sei o que fazer”.(Post completo e com respostas).
O sujeito acima não consegue um lugar identitário para seu desejo. Sente prazer com o sexo heterossexual, mas não consegue evitar o desejo de ser penetrado.
Um caso explorado midiaticamente é do ex-pastor evangélico da Igreja Universal,Alexandre Senna, que tornou-se ator pornô passivo, após o pedido da esposa, que não aceita que ele penetre mulheres, mas também porque seu pênis não está no padrão da indústria pornô. As pessoas que comentam as notícias nos sites e blogs sempre dizem que o mesmo é um homossexual enrustido, pois não concebem um heterossexual fazendo sexo anal passivo.
O que podemos dizer sobre esses sujeitos? O mais comum e pouco reflexivo, mas que tem lá sua verdade, é pensarmos no modo com as representações sociais negativas da homossexualidade podem fazer com que um grande número de sujeitos recuse tal identidade. Acho, contudo, que isso não responde completamente a questão.
É mais produtivo invertermos a pergunta: o que esses sujeitos dizem a nós? Essa questão faz muita diferença pois, se tomarmos os sistemas classificatórios para explicarmos os sujeitos, aniquilamos as diferenças, enquadrando-os em poucas possibilidades. Ao contrário, se utilizarmos as experiências e questionarmos os sistemas classificatórios, podemos problematizar o quanto a divisão heterossexual, homossexual e bissexual é limitante e não dá conta de explicar a sexualidade humana, que é complexa e atravessada por diferenças e singularidades.
Vale ressaltar que, mesmo recusando a homossexualidade, esses sujeitos assumem uma outra identidade problematizada, considerada anormal até por aqueles que aceitam a homossexualidade. Constroem, também, uma identidade considerada desviante.
É bem certo que a heterossexualidade confere um status de privilégio, no entanto, a passividade marca negativamente o homem. Poderíamos pensar numa tentativa de limpar a passividade de um status negativo e histórico? Talvez a masculinidade se transforme em um padrão cultural tão fortemente exigida que mesmo na passividade seja preciso estar dentro de tais padrões.
Podemos dizer que essa identidade hétero-passivo é uma invenção? Sim, toda identidade o é! A divisão hétero versus homo, ampliando para bissexualidade, é também uma invenção da ciência oitocentista, uma ficção. Uma criação que, apoiada no positivismo, acredita que poucas palavras conseguem dar conta da paisagem sexual. Uma limitação e higienização da nossa singularidade.
Nós estamos, no entanto, tão impregnados dessa construção binária que, se um homem se envolve com outro, nós questionamos o sujeito e nunca a divisão binária. Por que não questionamos essa ideia de que os heterossexuais não sentem prazer anal? Será que é possível mesmo que exista um grupo tão hegemônico em termos quantitativos que ignore determinada área do corpo?
Não estou desconsiderando (digo mais uma vez) o modo como o preconceito dificulta uma assunção à homossexualidade, mas considerando que, além de se proibir uma identidade, se interdita também o corpo, isto é, há uma castração anal, um interdito sobre o ânus. Os heterossexuais têm o ânus castrado, diz Beatriz Preciado.
Bem, enquanto a gente fica tentando responder essas questões, e por mais que alguns queiram simplificar tudo, achando que o mundo se divide em duas ou três possibilidades, os sujeitos vão vivendo suas fantasias, cada um com uma história singular, que problematiza nossas concepções e classificações.
Por essas e outras, hétero-passivo é tendência e está na moda! 

sexta-feira, 26 de abril de 2013



O Ilê Axé Omi Ijexá fica em 
Salvador - Bahia / Brasil
no bairro: Dique Pequeno, nº 40 
na Avenida Vasco da Gama (Dique do Tororó)
Ponto de Referência: em frente ao Centro Comunitário 
do Dique Pequeno ou terceira entrada a direita.
Contato: (71) 3383-1208

sexta-feira, 19 de abril de 2013


Primeira etapa da reforma do TCA deve ser entregue antes da Copa 2014, diz secretário



Objetivo é unir o novo Teatro com a requalificação do Centro Histórico; obras começarão pela Concha Acústica, que terá show de encerramento



Na manhã desta quarta-feira (3), em coletiva de imprensa no foyer do TCA, foi assinado pelo secretário da Casa Civil, Rui Costa, que representou o governador Jaques Wagner, a ordem de serviço para a requalificação do Teatro Castro Alves. O projeto será dividido em duas etapas, a primeira será a reforma da Concha Acústica do TCA. 


Além da presença de Rui Costa, compareceram o ex-secretário de Cultura Márcio Meireles, Moacyr Gramacho, diretor do TCA, Nehle Franke, diretora da FUNCEB e representantes da classe artística. A abertura do evento se deu com uma apresentação dos músicos da Orquestra Sinfônica da Bahia - OSBA, com regência de Carlos Prazeres e a declamação do poema 'Navio Negreiro', realizado pelo ator Jackson Costa.



Com previsão de ser realizado em 10 meses, a primeira etapa, que tem um orçamento estimado em R$49,5 milhões, é composta de ações como a construção do Edifício Garagem, com 300 vagas para estacionamento, construção da Casa de Máquinas, escavação, construção e contenção de terrenos e reforma da Concha Acústica, com a melhoria dos camarins, camarotes, lanchonetes, o acesso pela Ladeira da Fonte, instalação de novos equipamentos cênicos e da passarela técnica - que além de facilitar na montagem dos shows, será utilizado para qualificar novos profissionais do cenário cultural. 



"Nós não somos ousados, somos abusados", disse o diretor do TCA, antes de passar a fala para o secretário de Cultura, Albino Rubim. Está previsto um show de encerramento das atividades da Concha Acústica, mas ainda não foi informado a atração nem a data do evento. 




Segundo Rui Costa, secretário da Casa Civil, o objetivo é entregar a primeira etapa antes da copa do mundo, e unir o Novo Teatro Castro Alves com a requalificação dos espaços culturais do Centro Histórico, para que juntos sejam utilizados para promoção da cultura baiana, R$90 milhões é o orçamento previsto para as duas etapas.



"Vamos fazer a licitação da segunda etapa do projeto antes da finalização das obras da primeira, para que na inauguração da Concha Acústica do TCA possamos assinar a ordem de serviço para conclusão da última etapa do projeto".




Segunda etapa
Além da melhoria da acústica da sala principal do teatro e instalações de novos aparelhos cênicos, produções cinematográficas também será contempladas no projeto, pois, após a reforma a sala principal também terá exibição de filmes. 



O projeto ainda contempla a criação da Sala Sinfônica com 600 lugares, o que oferecerá ao público e músicos qualidade acústica de padrão internacional, além de facilitar o aumento do número de jovens formados pelo Núcleos de Orquestras e Corais Infantojuvenis no Estado da Bahia - Neojibá. “Nada mais coerente do que destinar à OSBA uma sala sinfônica”, comentou Gramacho.



Outras novidades da segunda etapa do projeto é a criação do Centro de Referência em Engenharia do Espetáculo (CREE), que proporcionará aos artistas, produtores culturais, técnicos e ao público mais acesso a informação e ações de qualificação e equipamentos culturais de outros territórios. O polo atuará como disseminador de novas tecnologias e práticas voltadas à qualificação dos espaços cênicos e de seus técnicos.



quarta-feira, 17 de abril de 2013


Salvador ganha loja especializada em bolos e doces franceses


Pâtisserie foi inaugurada na última quinta (4) e comercializará delícias de uma das culinárias mais conceituadas do mundo

Sabe aqueles bolinhos coloridos que sempre aparecem em filmes ambientados em Paris? Salvador agora ganhou um lugar onde as pessoas podem saborear a delícia francesa sem precisar atravessar o Atlântico. Foi inaugurada na noite de quinta (4) a Avignon, loja especializada em bolos e doces franceses, localizada no piso L4 do Shopping Barra. 

A novidade é fruto da paixão pela culinária francesa compartilhada pelos sócios da pâtisserie. “No início a nossa intenção era reviver uma estadia em Paris”, conta Débora Borges, uma das proprietárias da loja. O primeiro contato com a confeitaria da França aconteceu em uma viagem feita por Débora e Liana Candido, outra sócia da loja, para a cidade luz, onde elas conheceram o doce “queridinho” dos franceses, o macaron, pela primeira vez.


De volta ao Brasil, foram iniciadas tentativas de preparar o bolinho. E, depois de um ano e seis meses de experimentos, as duas alquimistas encontraram a fórmula do macaron baiano: substituíram a farinha de amêndoas, da receita original francesa, pela farinha de castanha. “O nosso paladar está mais acostumado com o sabor da castanha”, explica Débora. Os amigos e conhecidos aprovaram o resultado e a paixão virou negócio.
Tudo na Avignon é fruto de boas memórias das infâncias dos proprietários da loja. O sócio diretor Victor Hugo Folkerts ouvia, quando criança, a canção francesa para crianças “Sur le pont d'Avignon” e resolveu trazer essa lembrança para o nome do estabelecimento. Débora Borges é advogada há 20 anos, mas sempre teve contato com o mundo da gastronomia, pois o seu pai era padeiro. Já Liana Candido, conta que o seu amor pela culinária começou na infância, quando acompanhava a sua mãe no preparo de doces.

Adaptações 

A forma de fazer e de conservar os bolinhos também precisou ser adaptada. A alta umidade de Salvador exige que todas as condições de preparo e armazenamento sejam milimetricamente calculadas para que os doces estejam em perfeitas condições na hora de serem saboreados pelo cliente soteropolitano.  
Os funcionários que hoje confeccionam os doces passaram por um treinamento de três meses. “Os nossos chocolates seguem à risca a receita francesa”, conta Débora. Decorados delicadamente à mão, vários tipos do doce marronzinho também serão vendidos na pâtisserie.

Além dos diversos sabores do bolinho francês e dos chocolates, a confeitaria comercializará avelã e amêndoa caramelizadas, folhados doces e salgados e caramelos. O preço da unidade dos chocolates, que são de origem belga, varia de R$2,75 a R$ 3,50. A unidade do macaron custa R$ 4,50.







segunda-feira, 15 de abril de 2013


Estação da Lapa terá edital de concessão este ano; Pirajá será do estado


A Estação Pirajá, que ficará sob o controle do estado, não deve ser privatizada



O prefeito ACM Neto afirmou ontem que um edital para que a Estação da Lapa seja administrada pela iniciativa privada deve ser lançado ainda este ano. "Vamos abrir processo de licitação para a concessão. Ela vai ser completamente modernizada e vai ser mais do que uma estação de chegada e saída de ônibus. A ideia é transformar a Lapa em um equipamento cultural para a cidade", pontuou. 

O modelo de concessão deve ser o mesmo utilizado pelo governo federal nos aeroportos, de acordo com o secretário municipal de Urbanismo e Transportes, José Aleluia. "Os aeroportos ganham dinheiro, são quase como um shopping, de modo que nós pretendemos que seja ampliado", afirmou.

Ainda segundo Aleluia, esse sistema deve garantir que a estação seja viável financeiramente. Já segundo o governador Jaques Wagner, a Estação Pirajá, que ficará sob o controle do estado, não deve ser privatizada.

Matéria original: Correio 24 horas

sábado, 13 de abril de 2013


SPA Week acontece pela primeira vez em Salvador


Cada espaço participante apresentará um menu composto por até três tratamentos que incluirão terapias para relaxamento, além de cuidados com a pele



A oitava edição do SPA Week será realizada entre os dias 13 e 27 de abril, e pela primeira vez, a Bahia será contemplada em conjunto com mais seis estados. Com patrocínio oficial de Dove, o projeto é uma iniciativa da ABC Spas - Associação Brasileira de Clínicas e Spas – que promoverá experiências levando à população bem estar físico e mental, permitindo o acesso a soluções para uma melhor qualidade de vida.

Na prática cada espaço participante apresentará um menu composto por até três tratamentos que incluirão terapias para relaxamento, além de cuidados com a pele que contemplam  tratamentos faciais e corporais. As terapias têm preço único por região, e no caso da Bahia o valor estipulado foi de R$55.

O SPA Week tem o objetivo de levar para cada vez mais pessoas a chance de aproveitar oportunidades de se sentirem bem consigo mesmas. Para gerar um alcance ainda maior do evento, a marca prepara uma surpresa para o final de março. Além disso, os participantes desta edição terão a oportunidade de experimentar a nova linha de hidratantes Dove e ainda levar brindes da marca para relaxarem em casa.
Em cada spa participante, os clientes poderão usufruir de tratamentos como shiatsu, que combate o stress, o cansaço e as dores musculares; drenagem corporal com reflexoterapia – duas técnicas que, unidas, desintoxicam o organismo, diminuem a retenção de líquido e promovem relaxamento no corpo todo; tratamento facial completo, que inclui higienização, esfoliação, tonificação e uma máscara facial; peeling ultrasônico; massagem anti-stress, entre outros.

Em Salvador alguns locais já estão confirmados como: Ana Bia Estética (Costa Azul), BarberBeauty  (Pituba), Fisiinova Fisioterapia e Madame Chic (Caminho das Árvores). Para saber mais, acesse: www.spaweek.com.br





quinta-feira, 11 de abril de 2013


Obs.: Obrigação de Ogum 
e Obrigação de 3 anos do Axogum


O Ilê Axé Omi Ijexá 
fica em Salvador - Bahia / Brasil
no bairro: Dique Pequeno, nº 40 
na Avenida Vasco da Gama (Dique do Tororó)
Ponto de Referência: em frente ao Centro Comunitário 
do Dique Pequeno ou terceira entrada a direita.
Contato: (71) 3383-1208





terça-feira, 9 de abril de 2013

Bruno Gagliasso beija Matheus Nachtergaele na boca para protestar contra Feliciano
Bruno Gagliasso beija Matheus Nachtergaele na boca 



para protestar contra pastor Feliciano
O ator Bruno Gagliasso divulgou foto em que beija na boca 
o também ator Matheus Nachtergaele para protestar contra 
Marco Feliciano. "Quanto menos você sabe mais você julga. 
#felicianonãomerepresenta”, escreveu 
Bruno na legenda da foto.

Outros famosos também publicaram fotos, nas quais aparecem 
se beijando, em repúdio ao pastor e deputado Marco Feliciano. 
As atrizes Fernanda Paes Lemes e Fernanda Rodrigues, e, 
Yasmin Brunet e Antônia Morais também 
publicaram fotos de beijo. Veja abaixo.


Bruno e Mateus
Bruno e Mateus
Fernanda Paes Leme e Fernanda RodriguesFernanda Paes Leme e Fernanda Rodrigues

Yasmin e Antonia
Yasmin e Antonia

sábado, 6 de abril de 2013


Ivete Sangalo e Claudia Leitte são confirmadas na inauguração da Itaipava Arena Fonte Nova


Cantores Dan Miranda (Filhos de Jorge), Margareth Menezes, Márcia Short e Mariene de Castro completam a escalação de estrelas



E depois de reveladas as primeiras atrações, foi divulgada a programação completa da inauguração da Itaipava Arena Fonte Nova, realizada neste domingo (7). Conforme o iBahia havia antecipado, Ivete Sangalo, torcedora fervorosa do E. C. Vitória, está mesmo confirmada entre as atrações. A novidade fica por conta da presença de Cláudia Leitte, fã incontestável do E. C. Bahia, que representará a torcida na festa.

Veja também:

A cultura baiana também será homenageada no evento que precede o clássico BA-VI. Os cantores Dan Miranda (Filhos de Jorge), Margareth Menezes, Márcia Short e Mariene de Castro completam a escalação de estrelas para a ocasião. Já o grupo percussivo Olodum vai executar o Hino Nacional e o Hino do Estado da Bahia, minutos antes da partida.

De acordo com a gerente de eventos da Arena, Piti Canella, a "animação dará o tom da festa". A produção tem direção geral assinada por Fábio Almeida e direção artística de Elísio Lopes. Os produtores musicais Alexandre Lins e Luciano Salvador Bahia, também garantem alegria no show - que terá como mestre de cerimônia o ator baiano Fábio Lago.

Veja a programação do evento:
11h30 – Abertura dos portões (todos setores)
14h30 – Cerimônia de Inauguração
16h00 – BAxVI

Inauguração da Itaipava Arena Fonte Nova
Data - 7 de abril (domingo)
Local - Itaipava Arena Fonte Nova
Ingressos esgotados


sexta-feira, 5 de abril de 2013


Daniela Mercury assume relação com mulher: "Malu agora é minha esposa"


Agora é oficial! A cantora Daniela Mercury assumiu de vez a relação com a jornalista baiana Malu Verçosa. A revelação foi feita pela própria artista em sua página no Instagram. A cantora publicou uma imagem onde aparece em momentos de puro romance com a amada, com direito a aliança na mão esquerda, e tudo. "Malu agora é minha esposa, minha família,minha inspiração pra cantar", escreveu a cantora na rede social.


Para quem não acompanhou, Daniela Mercury deu um basta em seu casamento com o publicitário Marco Scabia em meados de fevereiro. Os dois, que estavam juntos há três anos, continuam amigos. "Não houve brigas, foi um desgaste natural. Eles mantêm uma boa relação", afirmou a fonte para a revista 'Contigo'.

Com a separação, Daniela voltou a ter residência fixa em Salvador. As filhas adotivas da cantora também voltaram com ela para a capital baiana: Ana Isabel, de 2 anos, Ana Alice, de 10 anos, e Márcia, de 13 anos. Para quem não sabe, os dois se conheceram durante uma apresentação de Daniela em São Paulo, em 2008. Alguns meses depois, eles decidiram assumiu de vez o romance. Após um ano, a artista e o publicitário resolveram se casar em segredo na Itália e optaram por uma cerimônia íntima, com a presença de poucas pessoas. Na época, eles teriam escolhido Roma por ser a cidade natal do noivo.

.

.

Irdeb TVE

Greenpeace: Liga das Florestas

Som no Blog - Podcast

.

.