Palmares

.

.

sábado, 29 de março de 2014

SALVADOR BAHIA 1ª Capital do Brasil PARABÉNS PELOS SEUS 465 ANOS DE ALEGRIA !!!

EU SALDO A MINHA FÉ
E A MINHA TERRA NATAL.
PARABÉNS SALVADOR- BAHIA!!!



SUA HISTÓRIA E FUNDAÇÃO :

A história do Brasil teve início na Bahia. Salvador foi a primeira capital do país até o ano de 1763. Chamada na época de sua fundação por “São Salvador da Bahia de Todos os Santos”, a cidade passou a ser descoberta pelos colonizadores no ano de 1510, quando um navio francês naufragou em terras baianas, trazendo a bordo um dos mais importantes personagens históricos da colonização baiana, Diogo Álvares, conhecido como Caramuru. Juntamente com a índia Paraguaçu, Caramuru desempenhou importante papel dentro da história da colonização da Bahia. 

(A mais bela das Belas Cidades Salvador-Bahia)

Por volta de 1536, o rei de Portugal, D João III dividiu as terras brasileiras em Capitanias Hereditárias. Os donos das Capitanias eram chamados de donatários e Francisco Pereira Coutinho ganhou parte da território de Salvador, fundado na época como “Arraial do Pereira”. Coutinho teve o comando do Arraial, mais tarde batizada de “Vila Velha” até 1549 na ocasião da chegada de Tomé de Souza, o primeiro governador geral do Brasil. Juntamente com Tomé de Souza desembarcaram em Salvador seis embarcações com uma comitiva de aproximadamente 10 mil pessoas para fundar sob ordens do rei de Portugal, a cidade de “São Salvador”. Após o governo de Tomé de Souza, governaram o país Duarte da Costa e Mem de Sá, que teve o comando do país até 1572.

(Monumento do Poeta Castro Alves)

Neste período a Bahia era a região que mais exportava açúcar, considerado na época o produto mais exportado do país. A fama e a riqueza da província baiana, despertaram a cobiça de outros países no início do século 17. Nestes tempos Portugal estava unido com a Espanha, colocando várias restrições ao Brasil como, o impedimento do país em firmar relações comerciais com a Holanda. Este fato, ligado a riqueza desencadeada pela exportação do açúcar, fez com que a Holanda resolvesse invadir a Bahia. Uma esquadra comandada pelo holandês Jacob Willekens, chegou às terras baianas em 1624 com 26 navios. 

(Elevador Lacerda e Mercado Modelo)

Neste período foi construída em Morro de São Paulo a Fortaleza de Tapirandu, uma importante estratégia para defender a Baía de Todos os Santos. Os invasores holandeses ocuparam Salvador e permaneceram por cerca de um ano até serem expulsos pela força luso-espanhola. 

(Av. Contorno)

Salvador foi capital e sede da administração colonial do país até o ano de 1763, quando a sede do império foi transferida para a cidade do Rio de Janeiro. Apesar da mudança da sede da Coroa, Salvador continuou a se destacar dentro do cenário de colonização do país e anos depois na fase de independência do Brasil, em 1822, a capital baiana protagonizou uma luta que se arrastou por mais de um ano, mesmo após o Brasil ficar independente de Portugal. Somente no dia 2 de julho de 1823, a Bahia pôde comemorar a independência brasileira. 

(construção da Ponte Salvador à Ilha de Itaparica)

Em 16 de novembro de 1889 foi proclamada a República na Bahia, pelo coronel Frederico Cristiano Buys. O primeiro governador eleito baiano foi Joaquim Manuel Rodrigues Lima (1892-1896). Após veio a administração de Luís Viana (1896-1900), quando ocorreu um dos mais marcantes episódios baianos, a guerra de Canudos. De 1908 a 1911, a Bahia foi governada por João Ferreira de Araújo Pinho, que teve que renunciar ao mandato antes do término devido a uma crise política desencadeada neste período. 

(Dique do Tororó e Arena Fonte Nova)

Na ocasião Joaquim Seabra, ministro da Viação no governo de Hermes da Fonseca, governou o estado baiano até 1916. O governo de Seabra foi marcado pela urbanização da cidade de Salvador. No ano de 1920, Seabra tentou eleger-se novamente, mas sofreu uma forte oposição. Em 1920, o governo brasileiro decretou a intervenção no estado e os anos seguintes foram marcantes em territórios baianos e brasileiro, devido acontecimentos mundiais como a Segunda Guerra Mundial.

(Elevador Lacerda)

A NOSSA CULTURA


(Basílica do Bonfim)

A  Bahia tem uma cultura muito diversificada dentro do Brasil. 
Também tem um belíssimo acervo muito rico de obras arquitetônicas e religiosas em Salvador. Tem as  mais típicas manifestações culturais populares, assim como a música cujo gênero musical é o Axé,  que surgiu por volta dos anos 80, nas manifestações populares do carnaval de Salvador, cuja sua mistura é o  maracatu, frevo, reggae, forró e calipso.  O termo  “Axé” vem da saudação religiosa do Candomblé  e Umbanda que quer dizer energia positiva.

(Bloco Afro Olodum)

A dança também provém dos negros africanos, praticada no “samba de roda”, denominada  capoeira, com seus  movimentos ágeis, que mexe o corpo todo,  mistura de dança e de luta. O maculelê segue o mesmo rítimo da dança   agregada na dança com bastões e facão.  A diferença entre as outras lutas é que a capoeira tem todo aquele toque mágico,  pois a  música vem dos instrumentos artesanais como o berimbau, pandeiro e atabaque.  Por volta de 1870, as baianas começaram a migrar para o sudeste procurando emprego,  faziam festas e dançavam com roda de samba, para vender os famosos “acarajés” e gamelas feitas de madeira.  A dança de roda foi o que deu origem para o samba dos cariocas.

(Bloco Afro Ilê Aiyê)

O Candomblé é uma das mais fortes expressões culturais baianas.  Esta religião faz parte da história, está no sangue do povo.

(artesanato de orixá)

É possível assistir à cerimônias religiosas tradicionais nos terreiros de candomblé, participando também das homenagens divinas aos santos como Iemanjá, Ogun ou Xangô.
A Bahia é a terra de todos os santos, ritos e mitos. 
As suas características próprias, provém da rica miscigenação entre índios, o português colonizador e o negro da Angola, que foi feito escravo durante muito tempo. 

(Filhos de Gandhy)



SUAS CULINÁRIAS

(lagosta)


Do apimentado tempero da cozinha típica, à fartura de cores e sabores, tudo isso faz da  Bahia uma terra de culinária rica, exótica e deliciosa.
A fartura de cores e sabores está em todos os cantos da Bahia. Do apimentado tempero da cozinha típica à diversidade da culinária do Sertão, passando pelos  doces de frutas tropicais e os mais variados bolos, fazem da Bahia uma terra de culinária rica, exótica e deliciosa. 

(Acarajé)



FELICIDADES SALVADOR
MINHA TERRA, MINHA FÉ MINHA ALEGRIA




ATRAÇÕES:

Sábado - 29 de março
6h Alvorada de fogos Barra/Itapuã/ Boca do Rio/ Periperi/Comércio/Boa Viagem/ Ribeira/ Santo Antônio Além do Carmo/ Pernanbués/Pirajá
9h Caminhada da Cidade - Farol de Itapuã/ Costa Verde
8h30 Homenagem da Irmandade do Bonfim aos 465 anos de Salvador Igreja do Bonfim
12h  Festival  de Cordelistas – Apresentação de Caboquinho e João Ramos
17h - Soledade:   Apresentação do espetáculo de dança “Eufhorico esteve aqui”
17h30 Palco Dique - Show Cheiro de Amor e convidados
19h Palco Cajazeiras  - Show Adão Negro/ Cascadura/ Marcelo Nova Cajazeiras
20h - Igreja de Santana – Rio Vermelho: Apresentação do espetáculo teatral – Compadre de Ogum.


30 de março - domingo
8h Corrida Colorida Jardim de Alah/Aeroclube/Jardim de Alah
9h Rua de Lazer/Dique do Tororó: oficina de grafite
9h Rua de Lazer/Barra: Com a participação especial da turma do Barrinha. 
9h Passeio Ciclístico Guiado - O percurso do Passeio Ciclístico tem início no Campo Grande, segue pela Avenida Sete, Rua Chile, Praça Municipal até a Praça da Sé.  Desde a abertura, um grupo de atores, músicos e dançarinos caracterizados apresentam esquetes teatrais alusivos a fatos históricos, monumentos e personagens referentes a quatro pontos específicos do trajeto: Campo Grande, Piedade, São Bento, Praça Castro Alves e Praça da Sé. Campo Grande/Praça Municipal
10h30h Palco do Dique – Vitrola Baiana 
14h Entrega da “Fonte da Margem do Dique” –  Ladeira da Fonte das Pedras
15h  Entrega das intervenções Urbanas
16h - Parque de Pituaçu:  Apresentação do espetáculo circense Fome de Circo 
17h30 Palco Cairu – Malê/ Durval Lelis/ Bell Marques
20h Apresentação do espetáculo teatral – Compadre de Ogum.  Igreja de Santana – Rio Vermelho.

(Centro Executivo da Av. Tancredo Neves)

FONTES:

http://g1.globo.com/bahia/noticia/2014/03/prefeitura-divulga-programacao-oficial-do-aniversario-de-salvador.html
http://www.salvadorbahiabrasil.com/historia-salvador.htm
http://www.salvadorbahiabrasil.com/cultura-salvador.htm

quinta-feira, 27 de março de 2014

A PEQUENA GRANDE MULHER,
O PEQUENO GRANDE HOMEM!


O justificado medo de morrer de uma menina de 10 anos e o voluntarioso destemor diante de morte de um garoto de cinco anos mais velho provaram a muita gente grande que seus países e a própria humanidade podem ser melhores, muito melhores. Na segunda-feira 6, cada um deles a seu modo, mas com igual coragem e vocação para a paz, colaborou decisivamente para que os alucinados e criminosos atentados suicidas promovidos no Afeganistão e no Paquistão comecem a ser desativados. A menina, identificada apenas como Spozhmai, não cedeu às ordens de seu irmão que integra a organização terrorista Taleban e recusou-se a se fazer explodir com um colete forrado de bombas num atentado na província afegã de Helmand - para isso, fugiu de casa e agora pede abrigo ao governo de seu país. 


Já o menino Aitzaz Hassan, ao chegar atrasado à escola na cidade paquistanesa de Hangu, percebeu que um homem-bomba iria ingressar no colégio para explodir seus coleguinhas. Imediatamente ele se jogou contra esse terrorista radical sunita - salvou os alunos e foi o homem quem se despedaçou. Lamentavelmente, o garoto Aitzaz também morreu na explosão. No Afeganistão, 41 crianças com idades entre 6 e 11 anos foram recolhidas com coletes explosivos no ano passado. A pequena grande mulher Spozhmai e o pequeno grande homem Aitzaz se tornaram símbolos de esperança de um mundo melhor.

Fonte: Revista Isto É.

quarta-feira, 26 de março de 2014

465 anos de histórias Salvador-Bahia

iBahia - Nomes curiosos de ruas e avenidas contam a história de Salvador
iBahia - Gratuito: marca realiza blitz da beleza em vários pontos de Salvador
iBahia - Brasileiro que participou do 'Big Brother' vira mulher e se prostitui

PARABÉNS!

iBahia - Baiana de 17 anos é aprovada em medicina em seis universidades pelo Brasil
iBahia - Neném, da dupla Pepê e Neném, comemora gravidez da namorada
Ivete Sangalo Online: Ivete Sangalo será a primeira convidada de Sabrina Sato na Record
Electronic Arts anuncia game oficial da Copa 2014 e divulga imagem da Itaipava Arena Fonte Nova | Itaipava Arena Fonte Nova

sexta-feira, 14 de março de 2014

Cerveja sem álcool tem mesmo efeito

Estudos apontam que somente o gosto da cerveja é suficiente para provocar a sensação de prazer.



Tomar aquela loira gelada depois de um longo e estressante dia de trabalho é uma das opções preferidas dos brasileiros para relaxar. Embora muitos pensem que este relaxamento é causado única e exclusivamente pelo álcool, isto não é de todo verdade. Cientistas descobriram que o gosto da cerveja, mesmo sem seus efeitos alcoólicos, pode ser suficiente para desencadear a liberação de dopamina e, consequentemente, provocar a sensação de prazer, em um estudo publicado na revista Neuropsychopharmacology

Para ver como o gosto da cerveja afeta o cérebro, os pesquisadores deram a um grupo de homens, pequenas doses de cerveja, e seguida mapearam os cérebros destes homens. Depois de sentir o sabor da cerveja, os cérebros mostraram uma notável liberação de dopamina, uma substância química do cérebro associada com a experiência prazerosa de consumo de álcool ou drogas. O efeito foi ainda melhor em homens que tinham um histórico familiar de alcoolismo.

O estudo foi aplicado em 49 voluntários que receberam apenas a quantidade de cerveja suficiente para prová-la, mas quenão contivesse álcool o bastante para provocar alterações ou intoxicação. Em outras ocasiões, os voluntários receberam uma bebida esportiva ou água, para comparação. 

Um dos condutores do estudo, o neurocientista David Kareken da Escola de Medicina da Universidade de Indiana, acredita que o estudo é um passo importante para o combate do consumo excessivo de bebidas alcoólicas, ao passo que mostra que o simples sabor da bebida já provoca boas sensações sem prejudicar o organismo de diversas formas. 

Fonte:
http://www.areah.com.br/cool/prazer/materia/69183/1/pagina_1/cerveja-sem-alcool-tem-mesmo-efeito.aspx

quarta-feira, 12 de março de 2014

10 fatos sobre as famosas raves

Rave não é micareta. Preparamos um guia com informações preciosas para se dar bem nesse tipo de evento.



Rave é um dos poucos estilos de festas que não faz questão de mudar radicalmente seu som para agradar a todos. É música eletrônica e ponto! Quem não gosta, não vai. Listamos as informações mais importantes que você precisa saber para curtir o evento, desde a escolha até a hora de voltar pra casa. Confira:

#1 Quem vai na rave consulta o line-up
O público que frequenta rave realmente gosta de música eletrônica. Ficar mais de 12 horas fritando nas batidas não é pra qualquer pessoa. O que leva esse público a determinada festa são os DJs, portanto, antes de qualquer coisa, o line-up é o primeiro item a ser consultado. Lá estão os horários e os nomes de quem vai tocar.

#2 O Dj não reina sozinho
Os DJs comandam o som, mas não são as únicas atrações. Outros artistas também são responsáveis por dar aquele toque diferente que só uma rave tem. A decoração é estilizada e o psicodélico é bastante usado, principalmente nas tendas. Artistas performáticos dão um show à parte com os malabares. Durante a noite, o ideal para ser usado é o swing poi fire. Quem não para pra ver duas bolas de fogo dançando no ar? Quando o céu fica claro, os flags saem para colorir a festa. 

#3 Vá com calma, rave não é micareta!
O perfil das mulheres é tentador. São lindas, ratas de academia e abusam da sensualidade com tops deixando aquela barriguinha à mostra, mas respire fundo e se quiser ir, vá com calma! Elas não estão ali pra beijar 15 caras como numa micareta. A vibe delas é estar com os amigos e curtir o som, mas nada impede um contato da sua parte. Se rolar uma atração, estude uma maneira para chegar, seja oferecendo uma bebida ou comentando sobre o DJ.

#4 Transporte
Essa não é o tipo de festa que se faz pensando na comodidade das pessoas no que diz respeito à locomoção, ou seja, otransporte público raramente chega perto. Os sítios e fazendas são bem afastados, portanto exige um esforço da sua parte para ir e voltar. Carro costuma ser a solução, mas se não quiser ser o motorista da rodada, vale juntar uma galera maior e agitar um fretado ou van para ficar tranquilo. 

#5 Grandes multidões
As festas mais divulgadas são as maiores. No Brasil, a Tribe e a XXXperience são feitas em lugares quemcomportamgrande número de pessoas. Podem ocorrer em fazendas, em parque de diversões ou podem levar o parque de diversões para dentro da fazenda, como foi o caso da Playground, onde tinha até bungee jump. Essas festas acontecem em vários estados diferentes. Na Bélgica, a Tomorrowland já chegou a levar 180 mil pessoas do mundo inteiro e mais de 400 DJs num total de 3 dias de festa. Atualmente é o maior festival de música eletrônica do mundo.

#6 PVT
É a sigla para private, ou seja, são festas menores e não tem grande divulgação comercial. Acontecem em sítios, chácaras e as pessoas que aparecem são convidados dos convidados. Permitem o uso de barracas e podem ter lugar para dormir e tomar banho depois daquele mergulho na piscina.

#7 Mochila: O que levar?
As festas são longas e por isso é bom ir preparado. Uma peça de roupa a mais para um caso de chuva nunca é exagero, já que estamos falando de uma festa open air. Ainda tem algumas que permitem o uso de barracas de acampamento para quem quer tirar um cochilo, ou pelo menos tentar, porque o som é alto e não rola descanso. No caso de uma PVT, os itens de higiene corporal são indispensáveis, além da sunga ou aquela bermuda de tactel caso queira dar um mergulho, é claro.

#8 Quais são as melhores?
Isso depende do que você está procurando. Caso goste de multidões é melhor ir numa festa grande. Elas também levam os DJs mais conceituados da cena, mas se quiser pegar uma piscina e ficar mais tranquilo, as PVTs são mais indicadas. Algumas festas grandes não permitem o uso de barracas e nem mesmo malabares. 

#9 Horário
Tem gente que pega do início ao fim, mas enquanto a galera do dia anterior está alucinada curtindo o som e vendo o dia amanhecer ainda tem gente chegando. A festa pra você pode começar bem depois do horário inicial ou acabar bem antes do horário final. Vai depender da sua resistência e do quanto às batidas pulsam em suas veias.

#10 Tipos de som
Quando se fala em música eletrônica parece que é uma coisa só, mas não é. Existem vários subestilos e os mais comuns tocados em rave são: techno, psy trance, electro, house e minimal. Por sua vez, cada um desses estilos tem mais subestilos como o full on, que é uma vertente do psy. As principais diferenças entre eles são a explosão e a velocidade das batidas.

Fonte:
http://www.areah.com.br/vibe/balada/materia/69851/1/pagina_1/10-fatos-sobre-as-famosas-raves.aspx

segunda-feira, 10 de março de 2014

Casais soro discordantes – Contar ou não contar? :: Soropositivo

Novo protocolo reduz tempo de tratamento para crianças com HIV

Para o infectologista presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, Érico Arruda, a mudança é positiva.


O Ministério da Saúde colocou em consulta pública a proposta de um novo protocolo de tratamento de crianças e adolescentes com HIV. O documento pretende reduzir de seis para quatro semanas o tratamento com AZT (coquetel antiaids) para recém-nascidos de mulheres soropositivas que se trataram durante o gravidez.
As crianças cujas mães não foram acompanhadas durante a gravidez, além de tomar o AZT, deverão tomar três doses de Nevirapina. O protocolo também sugere que crianças de um a cinco anos, com carga viral de HIV superior a 100 mil, considerada alta, iniciem o tratamento. O protocolo ficará em consulta pública até 9 de março. A faixa etária considerada para o protocolo é de recém-nascidos até os 17 anos.
Para o infectologista presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, Érico Arruda, a mudança é positiva, já que reduz o tempo de tratamento mantendo a eficácia, mas ele ressalta que grande parte das grávidas não tem acesso ao exame que detecta o vírus HIV no pré-natal, algo essencial para o tratamento precoce. Para o especialista, é possível reduzir a quase zero o número de crianças infectadas detectando o vírus da mãe no início da gestação.
“Testar todas as mulheres grávidas, ter um programa de pré natal que consiga atender toda a demanda de mulheres gravidas, é o que propõe uma série de medidas nacionais, mas falta a prática” avaliou Arruda.
Curitiba foi exemplo neste combate em 2013, ano em que a capital paranaense não teve novos registros de menores de 13 anos com o vírus. O coordenador do programa Mãe Curitibana, Wagner Dias, explicou que quando a gestante inicia o pré-natal em uma unidade básica de saúde de Curitiba, são feitos os testes para HIV e sífilis. O teste é feito duas vezes durante a gestação e ainda é feito um teste rápido no momento em que a gestante dá entrada na maternidade. Quando detectado o vírus, a gestante recebe acompanhamento de um infectologista e inicia o tratamento com retrovirais na 15ª semana de gravidez.
No ano passado, 96 gestantes soropositivas foram acompanhadas em Curitiba e nenhuma transmitiu o vírus para o bebê. A transmissão geralmente acontece durante a gestação, no parto ou na amamentação. Arruda recomenda que mães soropositivas não amamentem seus filhos. Ele conta que para a mãe não passar o vírus para a criança é importante que comece a tomar os antirretrovirais preventivos entre o segundo e o terceiro trimestre de gestação. Para estas mães, também é importante que o parto seja cesáreo e que a criança seja limpa imediatamente depois, para que possa ter o mínimo de contato possível com as secreções da mãe.
Fonte:
http://www.ibahia.com/detalhe/noticia/novo-protocolo-reduz-tempo-de-tratamento-para-criancas-com-hiv/?cHash=f82123bd4532f7bce34af32fca165867

sábado, 8 de março de 2014

Colesterol: a gordura que está no seu sangue

Saiba mais sobre as doenças relacionadas ao colesterol, prevenção, tratamento e alimentação adequada.


Os distúrbios relacionados ao colesterol são cada vez mais presentes no nosso cotidiano e vêm acompanhados do aumento da propensão a doenças cardiovasculares e, até mesmo, à síndrome metabólica, que representam graves problemas de saúde pública atualmente. 


Segundo informações do Ministério da Saúde, diversos estudos tem sido efetuados para estabelecer a associação entre as dislipidemias (alterações do perfil lipídico do homem) e o aumento do risco de morte, contudo, sabe-se que o emaranhado de obesidade ou sobrepeso, alterações de perfil lipídico, hábitos de vida que não sejam saudáveis colaboram para o surgimento precoce e o estabelecimento de doenças cardiovasculares e complicações metabólicas que podem levar uma pessoa até ao óbito.
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária a dislipidemia é um distúrbio que altera os níveis sanguíneos dos lipídeos (gorduras). Assim como a pressão alta, é considerado um fator de risco para a ocorrência de doenças cardiovasculares (DCV) e cerebrovasculares, infarto, acidente vascular cerebral (AVC), doença isquêmica do coração (falta de irrigação sanguínea para o coração) e aterosclerose (espessamento e perda da elasticidade das paredes das artérias com acúmulo de gordura nas paredes arteriais por seu excesso sanguíneo e deposição).
"São indicados nas dislipidemias principalmente tratamentos não medicamentosos, preferindo a indicação de hábitos relacionados ao estilo de vida da pessoa, bem como atividade física e hábitos alimentares". 


São indicados nas dislipidemias principalmente tratamentos não medicamentosos, preferindo a indicação de hábitos relacionados ao estilo de vida da pessoa, bem como atividade física e hábitos alimentares. Como alternativa para alguns casos é aconselhável tratamento medicamentoso (com estatinas) sempre com indicação médica.
A elevação dos níveis plasmáticos, sanguíneos, de colesterol de baixa densidade (LDL-c), a redução do colesterol de alta densidade (HDL-c) e também o aumento de triglicerídeos (TG) são fatores de risco para eventos cardiovasculares (por exemplo: infarto agudo do miocárdio) sendo essa a principal causa de morte no mundo com valores percentuais em torno de 25%, responsáveis por cerca de 250.000 mortes por ano.
De acordo com o tipo de alteração dos níveis séricos de lipídeos, a dislipidemia é classificada como: hipercolesterolemia isolada (uma das frações séricas de lipídeo aumentada isoladamente), hipertrigliceridemia isolada (apenas o aumento dos triglicerídeos séricos), hipercolesterolemia mista (mais de uma fração lipídica sérica alterada em cominação) e HDL-c baixo.

Adaptado da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Vale ressaltar que os valores de referência ou metas terapêuticas dependem, além da idade, do sexo, e da presença de outras doenças, tais como hipertensão arterial, aterosclerose, síndrome metabólica e diabetes mellitus.
"Sabe-se que esses níveis de lipídeos na corrente sanguínea estão associados ao hábito de praticar exercícios (...), sendo beneficiário quando a prática é aumentada e regular; hábito de ingerir bebidas alcoólicas, carboidratos e gorduras (que, em excesso, aumentam ainda mais tais níveis)". 
Sabe-se que esses níveis de lipídeos na corrente sanguínea estão associados ao hábito de praticar exercícios (principalmente o HDL-c), sendo beneficiário quando a prática é aumentada e regular; hábito de ingerir bebidas alcoólicas, carboidratos e gorduras (que, em excesso, aumentam ainda mais tais níveis). Além disso, idade e índice de massa corpórea (IMC) também influenciam negativamente, quando em excesso, nos valores desses níveis. O fator genético, a hereditariedade (ou a chamada hipercolesterolemia familiar em que os genes têm uma função que influencia o seu nível de LDL-colesterol) pode interferir no aparecimento de valores alterados de colesterol total e frações, ou seja, em casos de pais e avós com distúrbios, as chances são elevadas de as gerações futuras apresentarem essa tendência. 
Apesar de a dieta balanceada ser um dos principais fatores para combate e prevenção de alterações de níveis de colesterol, ainda existe a hipótese de que ao apresentar níveis lipídicos plasmáticos alterados, sem justificativa aparente (por exemplo: para uma pessoa que faça uso de uma alimentação adequada e regular; pratique exercício, entre outros fatores protetores e causais já citados), na verdade, seria um desequilíbrio da produção de colesterol endógeno – parte do colesterol verificado no ser humano é produzido pelo próprio organismo, colesterol endógeno, e parte é adquirida via dieta alimentar, o colesterol exógeno. Portanto, o acompanhamento médico e nutricional devem ser sincronizados e atuar em harmonia.
Fonte:
http://www.isaudebahia.com.br/noticias/detalhe/noticia/colesterol-a-gordura-que-esta-no-seu-sangue/

quinta-feira, 6 de março de 2014

que arte!

iBahia - Confirmado: Salvador recebe Museu de Cera

lindo de se ver.

iBahia - Turismo étnico é uma forte característica da Bahia

será que essa moda pega?

iBahia -  Alunos de doutorado criam camisinha elétrica que dá prazer
iBahia - Secretário faz balanço do Carnaval e indica novidades para 2015
iBahia - Vestido de Gandhy, Gilberto Gil posa com filho e neto

Calor excessivo aumenta episódios de enxaqueca



Os dias estão muito quentes mas, mais que mal-estar e incômodos, o calor excessivo funciona como um desencadeador de dor de cabeça e enxaquecas. Isso porque a temperatura alta favorece a desidratação, a hipoglicemia, altera a pressão e os batimentos cardíacos, facilitando o surgimento das dores e provocando ausência no ambiente de trabalho e escolas. 

Para evitar que o calor se torne um inimigo nesta época do ano, é preciso tomar alguns cuidados, especialmente quem sofre com enxaqueca (aquelas dores de cabeça latejantes que costumam ocorrer em três ou quatro quadros de dor durante um mês) ou cefaleia crônica (15 dias ou mais de dor). Por isso mesmo, os portadores dessas duas enfermidades precisam ter cuidado redobrado. Quem quer curtir o Verão sem dores de cabeça de nenhuma natureza deve buscar se manter bem hidratado, apostar numa dieta à base de alimentos mais leves e, sempre que possível, procurar se abrigar do calor, seja com o uso de chapéus ou bonés e óculos escuros.




De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cefaleia, a enxaqueca é uma doença neurológica crônica, incapacitante, que afeta 15% da população no Brasil. Estudos do Ministério da Saúde apontam que a prevalência da enxaqueca é de 25% nas mulheres e 10% nos homens, predominando na  faixa etária que varia de 35 a 45 anos, mas também pode afetar cerca de 10% das crianças de ambos os gêneros antes da adolescência. Após esse período, as meninas começam a apresentar mais casos.

No calor intenso, pessoas com pressão arterial mais baixa (hipotensos), no limite inferior, são mais sujeitos a desmaios, tonturas e até, mais raramente, crises convulsivas. É muito importante, além de manter a hidratação adequada, mais cuidado ao levantar da posição deitada para a posição em pé. Essa troca de posição deve ser feita pausadamente.

Herança 
Segundo o neurologista e coordenador do Departamento de Dor da Academia Brasileira de Neurologia, Antônio Cezar Ribeiro Galvão, não existe uma causa específica para a enxaqueca ou a cefaleia crônica e, geralmente, elas possuem componentes genéticos. “Sabe-se que cada indivíduo apresenta disparadores próprios para desencadear as crises, daí a importância de reduzir esses gatilhos, especialmente nesta época, quando o calor, a luminosidade, o desregramento próprio das férias e das festas podem facilitar que elas apareçam”, completa o médico. 

O neurologista Leandro Teles confirma a posição do colega e ressalta que, na época mais quente do ano, são muitos os fatores que  elevam a frequência e a intensidade das crises. “A cada 5°C de elevação na temperatura, o risco de crise aumenta 7%”, esclarece, lembrando que para cada caso será necessário analisar o contexto para entender a piora da enxaqueca. “A mistura da predisposição pessoal genética com o calor, a luminosidade, a alimentação desregrada, o consumo excessivo de álcool e as alterações de sono pode ser catastrófica”, completa.

Embora não haja consenso sobre as razões que levam as mulheres a serem as maiores vítimas, o médico Antônio  Cezar Galvão lembra que o fato pode estar associado a questões hormonais femininas. 

Cuidados 
Como não pode mudar a herança genética, para fugir das dores de cabeça, que tal apostar em cuidados que não apenas vão evitar as crises, como, de quebra, ajudarão a saúde de um modo em geral? “O sono e a alimentação devem ocorrer em horários regulares, a prática de atividade física em horários mais frescos do dia também contribuirão para promover o bem- estar em geral e retardar as crises”, explica Cezar Galvão. 

No quesito sono, a dica é manter o ritmo biológico, evitando as pequenas mudanças do ciclo sono-vigília, que desencadeiam as  cefaleias. O neurologista também sugere que as pessoas busquem evitar o consumo de alimentos que desencadeiam as crises, tais como o vinho tinto e outras bebidas alcoólicas, chocolate, queijo, embutidos e os produtos ricos em glutamato de sódio (realçadores de sabor) e nitritos 13 e 16 (mortadelas, salames, entre outros).

O neurologista salienta que a enxaqueca e a cefaleia crônica, geralmente, tem como doença associada a ansiedade e a depressão. “Chamamos de personalidade enxaquecosa e que se caracteriza pelo perfeccionismo e a necessidade de ter suas demandas atendidas imediatamente, por isso, a dor de cabeça é tratada conjuntamente com a ansiedade, por meio de antidepressivos”, esclarece.

Além dos tratamentos medicamentosos para as comorbidades e para a própria dor de cabeça, Cezar Galvão destaca que existem outros tratamentos não medicamentosos que podem ser bons aliados no controle, a exemplo da psicoterapia e do bio feedback, que consiste numa eletroestimulação do cérebro. O médico lembra que a enxaqueca e a dor de cabeça crônica são tratáveis, mas que ainda não há cura para esses problemas. “O controle e a prevenção, no entanto, garantirão a qualidade de vida dos portadores”, completa.

Matéria original: Correio 24h

http://www.ibahia.com/detalhe/noticia/calor-excessivo-aumenta-episodios-de-enxaqueca/?cHash=e8e79cc903b2ba3652aedbd85c83d889

.

.

Irdeb TVE

Greenpeace: Liga das Florestas

Som no Blog - Podcast

.

.