Palmares

.

.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Até os dentes ganham ‘lentes de contato’




Quem não quer exibir uma boca com dentes alinhados e branquinhos? Um sorriso perfeito serve como verdadeiro cartão de visitas. Esse desejo tem levado cada vez mais pessoas a recorrer aos serviços da odontologia estética. Além do clareamento, as facetas são o carro-chefe da especialidade e itens obrigatórios na repaginação de homens e mulheres em busca de uma melhor apresentação.

As facetas de porcelana são lâminas muito finas, semelhantes às lentes de contato oculares. As peças são feitas com ajuda de programas de computador sofisticados que auxiliam a fazer os moldes para serem colados aos dentes com um cimento próprio, à base de resina.

Apesar de não ser uma tecnologia nova, erroneamente muita gente ainda confunde o procedimento com o clareamento dental, porém, são tratamentos distintos. Se a pessoa tem o dente escurecido por traumas ou tratamentos endodônticos não pode receber uma lâmina de cerâmica, pois sua espessura não permitirá bloquear ou esconder aquele dente escuro indesejável, explica Carlos Loureiro Neto, especialista em implantes com ênfase em reabilitação oral e presidente da Academia Brasileira de Odontologia Estética.
Segundo ele, as facetas são uma terapia meramente estética e cosmética, indicadas para pequenas correções de forma, de fechamento de alguns espaços entre os dentes e, eventualmente, até alongamento das coroas, quando estas são encurtadas. Não há impeditivos para quem pretende aderir à terapia, exceto nos casos em que o paciente tenha bruxismo, mordida profunda ou a falta de uma oclusão equilibrada, afirma Neto.
Fora desses exemplos, e em casos de perda de tecido, o dentista relata que a primeira avaliação a ser feita é para determinar qual é a quantidade de tecido perdido. “Dependendo da extensão da fratura, a resina composta é o material de eleição. A partir do momento que o volume de perda dental for muito grande, pode-se considerar a possibilidade de usar as facetas de cerâmica”, detalha.
FONTE:
http://www.ilocal.com.br/noticias/saude/ate-os-dentes-ganham-lentes-de-contato

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Informações do Jornal do Correio

Paratleta baiana tenta entrar para o Guinness com travessia Mar Grande-Salvador


Realizar a travessia é o maior sonho de Verônica Almeida, 39 anos. Conheça a história da baiana.


A baiana Verônica Almeida, 39 anos, está prestes a realizar o que considera um dos maiores sonhos da sua vida: nadar a travessia Mar Grande-Salvador. Seria um sonho relativamente simples para uma atleta, mas ela perdeu os movimentos das pernas e fará a prova, amanhã, apenas com o braço esquerdo, já que perdeu o movimento de rotação no lado direito do corpo.

Há nove anos, a paratleta foi diagnosticada com Síndrome de Ehlers-Danlos, uma doença degenerativa e progressiva, ainda sem cura. Recuperada do baque, ela deu início a um tratamento para estabilizar o quadro e conquistou a medalha de bronze nos 50m borboleta dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. Animada, ela continuou nadando e teve a ideia de realizar o sonho de nadar a prova em mar aberto para gravar seu nome no Guinness Book, o livro dos recordes, mas encontrou uma nova barreira.

"Há três anos, quando propus a meu técnico fazer a prova, ele me disse que era impossível uma pessoa conseguir atravessar a Baía de Todos os Santos com um braço só, ainda por cima nadando borboleta. Naquele momento fiquei chocada, porque era o meu sonho", conta ela, que decidiu seguir em frente e começou a se preparar no ano passado. Durante o trajeto, de 12 km, Verônica será acompanhada por três barcos: uma ambulância, sua equipe técnica e produtores do documentário Quebra Mar, que contará a história de vida dela. A baiana sabe das dificuldades de nadar uma prova com apenas um braço, mas garante que sua preocupação não está na limitação física.

"Estou preparada fisicamente. O problema é só o psicológico, porque morro de medo do mar, do que pode vir por baixo. É muito escuro", brinca Verônica, que pretende completar o trajeto em até oito horas. Ela dará largada à travessia às 5h, em Mar Grande. Caso consiga cruzar a linha de chegada, a baiana será a primeira paratleta do mundo a completar a prova e marcará seu nome no Guinness Book. Confira a entrevista na íntegra:

Como está a sua saúde hoje?
Hoje eu estou praticamente na parte final do tratamento. São 10 anos de tratamento experimental e estou entrando no oitavo. Estamos conseguindo estabilizar o avanço da doença. É difícil ter uma cura, mas estou bem. Assim que eu terminar a travessia, uns 4 ou 5 dias depois, volto para Paris.

Quais são as suas limitações? Sente dor?
A dor é controlada por medicação. Minha única limitação é realmente o movimento, porque nado basicamente com um braço só. Minhas pernas são muito fracas, não consigo ter movimento de finalização, Consigo ter ondulação com elas, que me impulsionam para frente, mas sem muita força. Vou fazer travessia usando só um braço.

Como foi a sua preparação para a Travessia Mar Grande-Salvador?
Tem um ano que estou me preparando para a travessia. Fui morar em Uberlândia e estou treinando no Praia Clube. Estava treinando só na piscina, em dois turnos, fazendo 7 km todos os dias, além de treinar parte física com academia, pilates e crossfit. Treino 8 horas por dia e, nas férias, voltei para Salvador para treinar a parte de mar. Atualmente treino piscina e mar e nos treinos o máximo que fiz foi 10 km.

Qual é a importância de ver seu nome no livro dos recordes?
É um sonho que todo atleta tem, de deixar seu nome marcado na história. Já consegui isso sendo medalhista paraolímpica, mas Guinness é algo muito mais forte. Ele resgata e bota o seu nome ali na história. Mesmo que outra pessoa um dia quebre seu recorde, seu nome fica ali registrado. Será a concretização de um grande sonho.

O que te motivou a fazer essa prova?
Há 3 anos, quando propus a um técnico meu fazer a prova, ele me disse que era impossível uma pessoa conseguir atravessar a Baía de Todos os Santos com um braço só, ainda por cima nadando borboleta, e não levou a ideia para frente.  Eu sei que nadar assim exige muita força, mas nada é impossível até a gente tentar.

E o que você sentiu quando ele disse que você não era capaz?
Naquele momento fiquei chocada. Porque sempre tive esse sonho de fazer a travessia, tenho um encanto pelo mar, uma ligação muito forte. Quando ele olhou para mim e disse que eu não era capaz, eu disse “não”. Ano passado decidi ir atrás do meu sonho e falei que faria a prova. Tomei essa decisão por não abrir mão do meu sonho e por ter sido desafiada por ele, que não levou a sério, não acreditou em mim. Eu acredito e aposto em mim.

Por que escolheu borboleta, já que é o nado mais difícil?
Justamente por isso. Eu sou nadadora de borboleta, foi assim que fui medalhista, campeã mundial, mas é um nado muito difícil. Sou nadadora de 50 metros, não de 12 mil. É um nado que exige muita força e, como quero entrar no livro dos recordes, acho mais improvável que outra pessoa tente fazer o mesmo com esse tipo de nado. Eu poderia chegar lá e fazer nadando crawl, que é mais fácil. Também seria a primeira a conseguir isso, mas o intuito é fazer porque é difícil mesmo, porque exijo mais de mim. A coisa mais gostosa é exatamente essa. Há muita expectativa em cima disso. Será que ela vai chegar? Vai conseguir? Até eu sinto isso.

Você está preparada para encarar o mar?
Fisicamente, sim. Psicologicamente, vou precisar trabalhar muito no dia da prova, porque eu morro de medo do mar. Na verdade, tenho muito medo do que pode vir por baixo, porque é muito escuro. Tenho pavor do mistério do mar, do que tem lá embaixo. Essa parte vai ser a mais difícil para mim. 

Tem medo de não conseguir completar a prova?
Eu não penso em não chegar. Claro que pode acontecer. Posso pegar uma maré forte e ter de desistir, mas não me vejo frustrada de jeito nenhum. Se eu não conseguir, a tentativa vai ter valido à pena, por tudo que treinei, me preparei, me dediquei.

Um documentário será gravado durante a prova. Sobre o que é esse trabalho?
Estamos registrando imagens há um ano e meio. O documentário se chama Quebra Mar, justamente por essa tentativa de quebrar um recorde mundial na travessia feita no mar. O vídeo contará desde o começo, quando descobri que era portadora da síndrome, o que passei em Paris, quando passei até fome, e como arrecadei dinheiro e arrecado até hoje para me tratar. Também conta da minha vida de atleta, os desafios, e será finalizado com imagens da travessia. Espero que seja um final bonito.

Em quanto tempo você pretende concluir a prova?
Largo às 5 da manhã e devo acabar em umas 8 horas, mas já avisei para as pessoas chegarem na praia 10h da manhã, porque quero fazer em 6h. Tudo pode acontecer, né? Vai que eu consigo. Umas 01h30, 11h, quero estar passando na linha de chegada.

De onde vem tanta alegria de viver?
Há 7 anos, quando foi dado o diagnóstico, o médico olhou para mim e disse que eu tinha apenas um ano de vida. Tentei tornar aquele ano em motivação. Eu falei para mim mesma que não poderia viver só um ano. Muita gente teria desistido, não buscaria tratamento, mas eu optei por lutar. Passei muita dificuldade nessa ano, mas foi nele que descobri o verdadeiro sabor da palavra "vida". Cada dia que eu acordo, considero um presente. Tenho 8 anos a mais do que me foi diagnosticado. Além disso, tenho meus filhos como motivação. É por eles que vivo todos os dias. Todas as vezes que eles me abraçam e falam “mãe, você não vai morrer”, me motivo ainda mais para me manter viva. Hoje me dedico pouco a eles e passo a maioria do tempo em tratamento ou treinos, mas o pouco que tenho com eles é melhor do que nada. Esse pouco é o que eu poderia não ter se abrisse mão de mim.

Como eles lidam com isso tudo?
São crianças, né? Os dois têm apenas 9 anos e choram muito por medo de me perder, mas eu sou muito sincera com eles e falo sempre a verdade. Eles sabem que hoje estou aqui e amanhã posso não estar mais. Hoje me preparo para a travessia do dia 12 e posso não chegar até lá. Prefiro jogar limpo com eles. Se um dia eu não estiver mais aqui, os dois vão saber que eu lutei, nunca desisti da vida, e terão orgulho da mãe deles.

Seu colágeno ainda está baixo. Isso não te dá medo para encarar um desafio desses?
A última vez que medi estava em 1%, que é muito baixo. Vivo muitos altos e baixos na minha saúde, mas é mais um motivo para eu querer fazer a travessia. É mais um desafio, um obstáculo extra e eu não tenho medo de desafios.

Consegue imaginar o que vai passar pela sua cabeça no fim da prova?
Eu consigo fazer a travessia toda na cabeça. Imagino a largada, o percurso tudo, mas não consigo pensar na chegada. Vai ser uma emoção tão grande tomando conta de mim, uma sensação de vitória, de superação. Vai ser a maior conquista da minha vida.

Qual é o seu maior sonho como atleta?
Disputar as paralimpíadas do Rio 2016. Será dentro de casa, é uma oportunidade da minha família estar presente, dos meus filhos me verem. Eu só penso nisso. Eu fui para Uberlândia justamente para buscar esse sonho. Preciso alcançar o índice e espero ter a sorte de chegar lá.
Correio24horas
Fonte:
http://www.ibahia.com/detalhe/noticia/paratleta-baiana-tenta-entrar-para-o-guinness-com-travessia-mar-grande-salvador/?cHash=777a09972b067a959a1a26076cf66f55

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Saiba aproveitar de forma inteligente os avanços da medicina



Nossas necessidades nutricionais são totalmente dependentes e diferenciadas por fatores, tais como idade, composição corporal (massa muscular e gordura) e tipo de duração de atividades físicas.
Nos últimos tempos, notamos significativos avanços no entendimento para conseguir melhor qualidade de vida. Esses avanços têm crescido verticalmente nas áreas de nutrologia, naturopatia, medicina esportiva e medicina estética, que aparecem como fortes aliadas à indústria de suplementos alimentares, permitindo assim o fácil acesso às pessoas que querem aproveitar disso tudo para atingir de forma saudável o seu objetivo de encontrar o equilíbrio corpo-saúde-beleza.

Mas, para isso, a maior parte do resultado está no quanto você está disposto a aproveitar de forma inteligente todas as possibilidades disponíveis, e entender suas necessidades e a mudança de hábitos, além de respeitar os horários de descanso, alimentar-se de forma correta, usar os suplementos indicados e, não menos importante, obter acompanhamento de um profissional devidamente habilitado para garantir com segurança os resultados.



Mas também existem diversos recursos que aliados a pequenas regras podem facilitar e até adiantar os resultados. Hoje em dia, as pessoas podem contar com inúmeros recursos, como tratamentos para eliminar a gordura localizada, ganho de massa muscular, contra a flacidez da pele e celulite, que ajudam e muito no resultado.

Além de todos os tratamentos e orientações, suplementos alimentares e toda a gama de possibilidades existentes, é de suma importância observarmos um ramo que está despontando com muita força: o da medicina esportiva. Muitos acham que ela é específica para praticantes e profissionais da área, mas desconhecem que seus princípios podem ser aproveitados por todos. Afinal, o equilíbrio corpo-saúde-beleza está definitivamente incorporado com práticas saudáveis, que incluem sem dúvida nenhuma os princípios da medicina esportiva.
O profissional pode indicar corretamente o tipo de suplemento alimentar para cada pessoa, possibilitando assim o perfeito e rápido aproveitamento pelo seu corpo destas substâncias, atingindo assim o melhor resultado para cada um.
FONTE:
http://acapa.virgula.uol.com.br/colunas/saude-saiba-aproveitar-de-forma-inteligente-os-avancos-da-medicina/10/96/13968

sábado, 24 de janeiro de 2015

Fico Indignado com essa "doença" chamada PRECONCEITO !!!

Vilarejo colhe assinaturas para tentar expulsar menino com HIV


A vida de um menino de 8 anos com o vírus HIV provocou muita indignação nas redes sociais na China, depois da divulgação da notícia de que 200 moradores de seu vilarejo teriam assinado um pedido para que ele fosse expulso da localidade.
O garoto, identificado com o pseudônimo de Kunkun, nascido em 2006, contraiu o vírus durante a gravidez e sua mãe desapareceu após o parto. Diagnosticado soropositivo em 2011, então quem desapareceu foi o pai, deixando o menino aos cuidados de um dos avós. Mas, ao que parece, até o avô está entre os 200 signatários do vilarejo de Shufangya, na província de Sichuan (sudoeste), que pedem a expulsão da criança para "proteger a saúde" dos habitantes, informa o jornal Global Times.
Depois de ser diagnosticado, Kunkun foi proibido de frequentar a escola e os moradores do vilarejo fogem da criança. Na China, os soropositivos sofrem um grande preconceito.
Como a gente já falou diversas vezes aqui no Superpride, a doença mais grave e fulminante que vem junto com o HIV é o preconceito. Nós, inclusive, produzimos um documentário sobre esse tema e seria ótimo se você pudesse assistir agora.
FONTE:
http://www.superpride.com.br/2014/12/vilarejo-colhe-assinaturas-para-tentar-expulsar-menino-com-hiv.html

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Saiba porque gengibre emagrece e previne a celulite


Raiz pode ser utilizada na comida, como sucos e outros preparos.



O gengibre é um grande antioxidante e emagrecedor. Ele estimula as enzimas do fígado a trabalhar no sentido de eliminar a "poluição" que tem no orgão. Após essa etapa de desintoxicação, a sensação de saciedade vem muito rápido, fazendo com que a pessoa coma menos. 

A raíz também tem ação termogênica pois quanto menos toxina, mais acelerado fica o metabolismo e queimando mais rapidamente a gordura. E para combater o furinhos indesejados, - as malditas celulites o gengibre também é um grande aliado. 

Receita: para uma medida de água, adicionar folhas de uma couve, capim limão fresco a gosto, um punhado de Goji Berry, uma colher de semente de chia, e um pedaço de menos de 3 cm de gengibre.
Fonte:
http://www.ibahia.com/detalhe/noticia/saiba-porque-gengibre-emagrece-e-previne-a-celulite/?cHash=854fdaa9860cd70371fa9307cef9c4fd

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Saiba Mais!

"Saúde": Saiba quais são os cuidados que você precisa ter antes de cair na balada



Como conseguir ser saudável e desejável nos dias de hoje, com a correria, o trabalho e também as baladas que quase sempre fazem parte da nossa rotina? Para conseguir este efeito saúde de forma inteligente, é necessário seguir algumas dicas de comportamento, alimentação e exercícios físicos regulares e atentar para alguns detalhes.

Antes de mais nada, é de extrema importância consultar um profissional da área para alcançar o resultado desejado, sempre lembrando que existem diferenças de organismo para organismo. Hoje em dia, com os avanços na química, bioquímica e na compreensão do funcionamento do metabolismo, foi possível compreender melhor as funções de nutrientes essenciais e o papel de vitaminas e minerais como coadjuvantes na formação de enzimas e hormônios para o melhor funcionamento celular.



Assim, os produtos de complementação alimentar também avançaram, acompanhando os desenvolvimentos obtidos nestas áreas, proporcionando a todos um resultado mais rápido e seguro. Após praticar exercícios físicos nas academias, que "forçam" os músculos com o objetivo maior de acréscimo de massa muscular, há a necessidade de uma complementação alimentar dirigida, pois o uso de suplementos alimentares que estão presentes no mercado ajudam de diversas maneiras a recuperação dos músculos, proporcionando um efeito estético muito procurado por aqueles que desejam trabalhar o corpo.

Alguns destes suplementos contêm substâncias reconhecidas que permitem a produção maior de energia, aumentando o desempenho na prática de atividade física, assim como existem os que evitam a perda de massa muscular, pois possuem efeitos anticatabólicos - os dois podem ser utilizados separadamente ou de forma associada.



Combinando a alimentação com os suplementos adequados e a rotina de exercícios físicos, conseguimos atingir um resultado satisfatório em pouco tempo, dependendo sempre da regularidade do praticante. Mas é importante lembrar que levamos meses para chegar a um boa forma física, que pode ser perdida em pouquíssimo tempo com excessos e que acabam por desequilibrar o trabalho anterior.

Confira algumas dicas que podem ajudar a evitar a perda de horas e horas de academia:

1) Você pode tomar a proteína do soro do leite, o conhecido whey protein, associado com a substância denominada "caseína", que deriva do leite fresco e que tem uma vantagem em relação aos outros ativos: sua liberação gradual evita o catabolismo e se acompanhada de 5 gramas de glutamina inibe a formação de cortisol, proporcionando a proteção de sua massa muscular. Fazendo isto antes da balada, você está protegendo sua massa muscular;
2) Se você passa a noite em claro, é sempre bom levar uma barrinha de proteína, pois assim não ficará muito tempo sem nutrir seus músculos, fundamental para manter o tônus muscular;
3) Nunca esqueça de tomar água, o que evita a desidratação;
4) Não menos importante, mas fundamental, é se recuperar com horas de sono. Outro aminoácido que nos ajuda nesta fase, o "5HTP", precursor da serotonina, é o nosso hormônio do bem-estar. Mas sempre existe a necessidade de consultar um profissional devidamente habilitado;
5) E ainda, duas dicas simples, mas totalmente inteligentes: nunca misturar energéticos com bebida alcoólica e não esquecer de comer carboidratos, como massas e frutas, pois os músculos não crescem sem eles e você precisa desta energia;
6) Para aqueles que não resistem a uma bebida alcoólica, existe um sopa que é superfácil de fazer: é só usar ervilhas e tofu, que tem um excelente efeito desintoxicante no organismo e refaz a sua energia.

* Carlos Alberto Cruz Mello é médico (CRM/SP 83.599), cirurgião membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética e Nutrologia.
Fonte:
http://acapa.virgula.uol.com.br/colunas/coluna-saude-saiba-quais-sao-os-cuidados-que-voce-precisa-ter-antes-de-cair-na-balada/10/96/13826

domingo, 18 de janeiro de 2015

Fique Atento!

Pessoas que entram na academia agora estão mais propensas a problemas


Normalmente eles ficam o ano inteiro sedentário e 

quem ficar no "shape" para o verão



Atletas de verão que buscam um corpo perfeito em tempo recorde devem estar atentos aos problemas causados por essas práticas. Normalmente eles ficam o ano inteiro sedentário e querem ficar no "shape" para o verão. A realidade é que não vão ficar e podem se prejudicar com lesões e estafa muscular. 
A Educadora Física Tamara Fiama alerta quanto aos perigos eminentes que podem frear por muito tempo a ânsia de entrar em forma. "Alguns problemas como lesões na articulação e nas fibras musculares são bem comuns e podem causar rompimento e desgastes", alerta. Além disso músculos tendem a ter dificuldades de serem alongados e ainda o indivíduo tende a ter dores tardias, o impossibilitando de inclusive "executar atividades rotineiras, como as domésticas ou simplesmente subir escadas", 
Fazer o certo: O indivíduo que quer ter um bom aproveitamento físico precisa respeitar as etapas do treinamento, com programação contínua de resistência, trabalhando os grupos musculares. "No primeiro mês, já consegue se perceber uma mudança no corpo como queima de gordura e tônus muscular", explica a educadora. Outro consolo é que mesmo neste pouco tempo, já se percebe maior disposição para executar atividades diárias. "Subir escadas, caminhar e fazer outras atividades domésticas ficam mais fácil e começam a requerer menos esforço", explica. 
A orientação é que os indivíduos incorporem as atividades físicas a sua vida e não somente no verão. "O ideal é praticar alguma atividade no mínimo três vezes na semana, com essa prática regular garantirá uma maior qualidade de vida", finaliza.  
Fonte:
http://www.ibahia.com/detalhe/noticia/pessoas-que-entram-na-academia-agora-estao-mais-propensos-a-problemas/?cHash=ab0121f7667e16169bc42ab87d5a3a32

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Aprenda a preparar um delicioso ponche de frutas sem álcool


Essa é uma boa receita para adultos que evitam bebidas alcoólicas e crianças.




Quem não bebe álcool tem dificuldade em encontrar nas festas drinks e bebidas especiais. Mas existem receitas não alcoólicas boas que são deliciosas e super práticas. Para te inspirar, selecionamos um passo a passo de ponche de frutas elaborado pela nutricionista Cris Oliveira.

Ingredientes:
1 litro de refrigerante sabor limão ou citrus
1 litro de suco de uva (pode ser o de caixinha)
1 cacho de uvas sem sementes
3 maçãs cortadas em cubos
2 peras cortadas em cubos
3 kiwis cortados em rodelas
3 ameixas cortadas em cubos
3 nectarinas cortadas em cubos
Outras frutas que você também pode acrescentar: Abacaxi, manga, pêssego em calda, uva roxa sem sementes.

Modo de preparo:
O trabalho todo estará no corte das frutas, pois elas precisam estar picadinhas. Quando já estiverem prontas, basta misturar as frutas aos líquidos em uma jarra grande. Sirva com bastante gelo em uma suqueira com concha – assim todos poderão degustar as frutas, que ficarão com os sabores do limão e da uva.


Fonte:
http://www.ibahia.com/detalhe/noticia/aprenda-a-prepara-um-delicioso-ponche-de-frutas-sem-alcool/?cHash=99c213d639358c68826cd623fed7a5f0


quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Lavagem do Bonfim

Evento começa nesta quinta, 
com hasteamento de bandeira e novena.
Tradicional lavagem do adro da 
Basílica do Bonfim será no dia 15.


A programação da Festa do Senhor do Bonfim, em Salvador, teve início na quinta-feira (8), às 19h, com o hasteamento da bandeira do santo em frente à Basílica Santuário, na Cidade Baixa. Às 19h30, os fiéis participaram da novena, comandada pelo bispo auxiliar da arquidiocese, Dom Gilson Andrade da Silva.
Com o tema "Jesus, o Senhor do Bonfim, é o caminho que nos leva ao pai", a programação do evento acontece até o dia 18 de janeiro. A tradicional lavagem do adro da Basílica do Bonfim será na quinta-feira (15). [Confira a programação completa abaixo]
Na sexta (9) também teve novena, às 19h30. O pregador será o Padre José Abel Carvalho Pinheiro, da Paróquia Santíssimo Sacramento e Sant'Ana, em Nazaré. Já no sábado (10), teve missa com participação de crianças, adolescentes e jovens da catequese e infância missionária das Paróquias da Arquidiocese, às 17h.

Mudanças
Com o objetivo de dar maior visibilidade à Festa do Senhor do Bonfim, a Arquidiocese de Salvador, decidiu transferir para os meses de outubro e novembro as festas católicas em homenagem a São Gonçalo e Nossa Senhora da Guia, que aconteciam tradicionalmente há dois séculos no mês de janeiro. O padre Edson da Silva Menezes afirmou que as festas passarão a ser uma espécie de preparativo para a do Senhor do Bonfim.

Com as mudanças, a homenagem a São Gonçalo acontece no primeiro domingo de outubro e a de Nossa Senhora da Guia no segundo domingo de novembro, em 2015.
Funcionamento da Basílica
Outra alteração anunciada pela Arquidiocese de Salvador foi a prorrogação do horário de abertura da Basílica do Senhor do Bonfim até fevereiro. O templo ficará disponível para os fiéis das 9h às 21h. A mudança, conforme o padre Edson, é para atender a demanda dos fiéis.



Confira a programação completa da Festa do Senhor do Bonfim 2015:

Dia 14 de janeiro
14h30 – Concentração dos membros do Apostolado da Oração para oração e adoração ao Santíssimo Sacramento, concluindo com missa às 17h.
19h30 – Novena: Jesus, o Senhor do Bonfim é o caminho que nos leva ao Pai, convidando-nos a cultivar a perseverança no cumprimento da missão, a cultivar sempre a esperança, e anunciar a alegria do Evangelho. Pregador: Padre Josevaldo Carvalho Nascimento, pároco da Paróquia dos Santos Cosme e Damião.

Dia 15 de janeiro 
Tradicional lavagem do adro da Basílica do Bonfim, que permanecerá fechada para acesso dos fiéis e manterá a porta da frente aberta para veneração pública da imagem peregrina do Senhor do Bonfim,
8h – Caminhada saindo da Conceição da Praia
9h – Show de músicas religiosas no adro da igreja do Bonfim, preparando o público para o momento da bênção, que será dada a todo povo na chegada do cortejo das baianas.
12h – Acolhida às baianas pela Irmandade – Devoção do Senhor do Bonfim – e entrega das vassouras para Lavagem do Adro da Basílica do Senhor do Bonfim. Após o ritual da lavagem, a imagem peregrina do Senhor do Bonfim ficará próxima à porta principal da Basílica Santuário para veneração pública dos fiéis até as 18h.

Dia 16 de janeiro
19h30 – Novena: Jesus, o Senhor do Bonfim é o caminho que nos leva ao Pai, convidando-nos a fazer a experiência da renúncia, do desapego e segui-lo carregando a sua cruz. Pregador: Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, arcebispo metropolitano.

Dia 17 de janeiro 
19h30 – Novena: Jesus, o Senhor do Bonfim é o caminho que nos leva ao Pai, convidando-nos a superar todo tipo de preconceito, a combater a intolerância religiosa, a aceitação do diferente e a convivência pacífica com todos. Pregador: Padre Gilson Magno dos Santos, capelão da Capela de Nossa Senhora da Vitória, no bairro do Canela.

Dia 18 de janeiro de 2015
4h30 – Alvorada e repique dos sinos, anunciando a festa.
5h – Missa com participação em especial dos homens.
6h – Missa dos devotos e das devotas pelas famílias baianas.
7h30 – Missa
9h – Recitação do terço da misericórdia
10h – Missa Solene presidida por Dom Murilo Krieger, arcebispo metropolitano. Participação da banda da Polícia Militar. Após a missa, descida da bandeira do Senhor Bom Jesus do Bonfim pelo juiz da Devoção do Nosso Senhor do Bonfim.
16h – Grande procissão dos três pedidos, que este ano terá à frente pelotões de motos e bicicletas decoradas para homenagear o Senhor do Bonfim. Na chega à Colina, serão dadas três voltas em torno da Basílica fazendo três pedidos. Preparação do Cônego Edson Menezes da Silva e bênção do Santíssimo Sacramento. Encerramento com queima de fogos.

Fonte:
http://g1.globo.com/bahia/noticia/2015/01/confira-programacao-completa-da-festa-do-senhor-do-bonfim-2015.html




.

.

Irdeb TVE

Greenpeace: Liga das Florestas

Som no Blog - Podcast

.

.