Palmares

.

.

sábado, 24 de novembro de 2012

Sambista recebe título de Doutora Honoris Causa em Cachoeira Bahia

Dona Dalva Damiana recebe título de doutora pela Universidade do Recôncavo

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) vai conceder a Dalva Damiana de Freitas, cantora, compositora e sambista da cidade de Cachoeira, o título de Doutora Honoris Causa. A honraria é um reconhecimento a personalidades que se destacam nas ciências, nas artes ou nas relações com a sociedade. A cerimônia de entrega do título será realizada em 22 de novembro, durante o Fórum Internacional 20 de Novembro, no campus de Cruz das Almas.

A homenagem celebra a vida de Dona Dalva, como ela é conhecida, hoje com 84 anos. Ela fundou o Samba de Roda Suerdieck em 1961. Desde então, acumula feitos que, de acordo com o Conselho Universitário da UFRB, contribuem com o fortalecimento e preservação do patrimônio artístico-cultural do Recôncavo. Além disso, em 2005, foi peça-chave na proclamação do Samba de Roda como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.


Atualmente, o Samba de Roda Suerdieck agrega três gerações da família de Dona Dalva. Entre seus feitos também estão a criação do Samba de Roda Mirim, em 1980, e a formação das ONGs: Associação de Pesquisa em Cultura Popular e Música Tradicional do Recôncavo e Associação Cultural do Samba de Roda Dalva Damiana de Freitas. Em 2011, lançou o CD Samba Baiana: a vivência cantada de Dona Dalva, patrocinado pela Secretaria de Cultura da Bahia.


Dona Dalva é considerada um ícone da cultura do Recôncavo. A outorga do título Doutora
Honoris Causa é o primeiro oferecido pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, criada há sete anos. A proposta foi apresentada pelo Conselho Diretor do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), em 14 de julho. A aprovação, por sua vez, ocorreu em 31 de outubro durante reunião do Conselho Universitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.

Irdeb TVE

Greenpeace: Liga das Florestas

Som no Blog - Podcast

.

.