Palmares

.

.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013


Minha sexualidade é um crime


Jovens de países em que ser gay é crime, viram tema de exposição que 
revela as faces da discriminação sexual.
por Redação Mundo Mais




SÃO PAULO - A Caixa Cultural apresenta a exposição Condenados – no meu país, minha sexualidade é um crime, resultado de um longo trabalho de pesquisa do fotógrafo e jornalista francês Philippe Castetbon em 80 países onde a homossexualidade é considerada um crime.

A discriminação às minorias sexuais é tema pertinente e atual na sociedade brasileira. Apesar de não haver leis que criminalizem as orientações sexuais, o preconceito cerceia o direito à cidadania, garantido por lei. A exposição apresenta uma seleção de 50 fotografias de homens homossexuais que acompanham o testemunho de cada fotografado em conjunto com o artigo da lei que proíbe a prática em seu país. Historicamente a arte tem sido responsável por inúmeras transformações de comportamento e costumes nas sociedades.

Primeira cidade da América do Sul a abrigar este projeto, São Paulo insere o Brasil e a Caixa Cultural no circuito internacional de localidades como Aubervilliers, Avignon, Blois, Bruxelas, Chambéry, Clermont-Ferrand, Genebra, Grenoble, Libourne, Lille, Metz, Montpellier, Nice, Paris, Toulouse, Tours e Viena.

Graças à internet e seus sites de encontro, o contato com homens e mulheres de qualquer lugar do mundo é possível, mesmo nestes países onde as minorias sexuais são criminalizadas pela força da lei. Movido por essa constatação, senti então a vontade de realizar um trabalho sobre autorretratos, reunindo fotos de homossexuais que escondem seus rostos. Meu objetivo era propagar informações sobre as terríveis ameaças que homens e mulheres, nestas condições, enfrentam em diversos países, apresentando suas fotografias, juntamente com depoimentos pessoais e as leis que vigoram em cada localidade. 

Para iniciar meu contato virtual e convencer todas as pessoas aqui apresentadas, defini como regra primeira incluir apenas aqueles internautas de sites de relacionamento que estivessem conectados ao mesmo tempo em que eu. Isso explica a ausência de autorretratos femininos. Como a relação que adquiri com estas pessoas se baseava na confiança frente ao risco que assumiram concordando em participar deste projeto, jamais poderia mentir e me fazer passar por uma mulher, cadastrando-me em um site de encontros para lésbicas. Ao contatar cada participante, eu sempre pedia os mesmos elementos: – a inicial do nome, a idade e a cidade de residência; – uma foto com o rosto escondido; – um depoimento pessoal; – a frase “No meu país, minha sexualidade é um crime” em sua língua materna. 

Logo em seguida eles estavam livres para interpretar minhas solicitações. A única recomendação precisa e clara que fiz era a de que eles não deveriam ser reconhecidos, a fim de garantir a sua segurança. Os homossexuais, homens e mulheres, nascidos ou residentes em um país onde sua sexualidade é um crime, vivem como condenados. Podemos dizer que a internet, enquanto janela aberta para o mundo, ao menos um pouco, conseguiu transformar suas existências. (Philippe Castetbon – Curador)

Informações:
Exposição “Condenados – no meu país, minha sexualidade é um crime”
Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h, até 17 de julho.
Endereço: Caixa Cultural São Paulo - Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo (SP)
Informações e agendamento de visitas guiadas: (11) 3321-4400

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.

Irdeb TVE

Greenpeace: Liga das Florestas

Som no Blog - Podcast

.

.