Palmares

.

.

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Um em cada cinco brasileiros entre 18 e 25 anos não estuda, nem trabalha; entenda o problema

Publicado Por: Rodrigo Ramon
Um em cada cinco brasileiros entre 18 e 25 anos não estuda, nem trabalha; entenda o problema
Reprodução
Ouça o Áudio
Andrea Ramal
Embed:
Você sabe o que são os “nem-nem”? É dessa forma que são chamados nos círculos acadêmicos os jovens que nem estudam e nem trabalham.

Essa é uma parcela da população que cresceu significativamente entre o censo do IBGE de 2000 e o de 2010.

Atualmente, um em cada cinco brasileiros entre os 18 e 25 anos não trabalha nem estuda.

Clique no áudio e confira entrevista com a educadora, doutora em educação pela PUC do RJ e consultora Jovem Pan, Andrea Ramal.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Aprenda a fazer o drink que Alex do "Programa do Jô" oferece aos convidados

Publicado Por: Mariana Riscala
Aprenda a fazer o drink que Alex do "Programa do Jô" oferece aos convidados
REPRODUÇÃO/ TV GLOBO
É muito comum as celebridades ficarem nervosas quando são entrevistadas pelo Jô Soares em seu “Programa do Jô”. Também ficou conhecido o drink que o garçom Alex prepara para os famosos que estão muito tensos. O site do programa liberou a receita de como preparar o drink.

Mãos à obra:

Ingredientes:
- 200 ml de suco de laranja
- 200 ml de suco de abacaxi concentrado
- 50 ml de suco de caju concentrado
- 50 ml de suco de pêssego 
Publicidade
concentrado
- 50 ml de suco de manga concentrado
- 1/2 suco de limão espremido
- 25 ml de xarope de cranberry
- 15 ml de suco de uva

Como fazer:
- Bata tos os ingredientes, exceto o suco de uva, em uma coqueteleira
- Coloque em uma taça ou copo long drink com muito gelo
- Decore com metade de uma rodela de laranja, uma rodela de limão, uma cereja e um raminho de hortelã
- Pegue o suco de uva e coloque por cima do gelo para ele rajar pela bebida.

Clique (aqui) e aprenda a fazer esta deliciosa bebida!

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Confira 10 dias para evitar as temidas varizes

Publicado Por: Sandra Ferreira
Confira 10 dias para evitar as temidas varizes
Divulgação
Manter a boa forma é o desafio diário da maioria das mulheres. Além das temidas celulites e estrias, as famosas varizes, ou vasinhos, também aterrorizam as moçoilas. Nesse caso não é apenas a estética que está em jogo, às varizes provocam dores e são responsáveis por pressões nas pernas. Na maioria dos casos, o aparecimento é hereditário. O cirurgião vascular Caio Focássio, da Clínica Vivere, de São Paulo, e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular listou as 10 principais dicas para 
Publicidade
quem quer manter as pernas longe dos vasinhos.
Confira:

1 Use salto alto só quando precisar dele
O problema não é o salto, mas sim ficar longos períodos com esse calçado nos pés. “Ir e voltar do trabalho com uma sapatilha, por exemplo, e só calçá-lo enquanto trabalha já praticamente anula os riscos das varizes”, comenta Focássio.

2 Pratique atividades físicas
A atividade física, principalmente a aeróbica (como corrida e caminhada), é extremamente recomendada para manter-se longe das varizes. Isso porque o exercício ajuda na circulação.

3 Cuidado com a pílula anticoncepcional
Antes de começar o tratamento, é importante a mulher consultar o seu médico. Já que pílulas com altos níveis de progesterona e estrogênio podem contribuir com a distensão venosa e consequentemente aumentar o risco de doenças nesse território como aparecimento de varizes e trombose.

4 Movimente-se ao longo do dia
Ficar na mesma posição durante muito tempo prejudica o retorno venoso nas pernas. A cada uma ou duas horas, levante e ande um pouco, para ajudar o sangue fluir melhor e não ficar “estacionado” nas veias.

5 Deite, às vezes, com as pernas levemente elevadas
Não precisa ser necessariamente todo dia. Isso faz com que melhore o retorno venoso, fazendo com que a circulação da perna seja beneficiada.

6 Evite o excesso de peso
O acúmulo de gordura é um fator de risco para varizes. Manter o peso ideal é essencial – não só para evitar as varizes, mas também para manter a saúde em dia.

7 Não fume
O tabagismo, além de comprometer todo o organismo, aumenta a viscosidade sanguínea que é um dos responsáveis pela trombose venosa e tromboflebites que em futuro próximo podem gerar varizes.


8 Cuidado com os excessos na musculação
Aparentemente em um treino de hipertrofia com excesso de carga pode causar a hipertensão venosa. Por isso, o ideal, para prevenir as varizes, é usar pouca carga com mais repetições.


9 O uso da meia elástica pode valer a pena
As meias elásticas ajudam muito no retorno venoso da grande maioria da população que não tem contra-indicação,procure seu médico para lhe prescrever a correta e previna-se das indesejáveis varizes.

10 Aposte na drenagem linfática
A drenagem ativa a circulação linfática e é ótima para o tratamento do edema – além de melhorar a textura da pele.

E aí, anotou as dicas?

sábado, 24 de agosto de 2013

Vai uma receita?

Espaguete ao Funghi é boa pedida para variar na massa

Publicado Por: Rodrigo Ramon
Espaguete ao Funghi é boa pedida para variar na massa
Reprodução
Com o tempo frio proveniente do outono, uma boa comida bem quente é uma boa pedida para um programa a dois ou mesmo com a família e amigos.

Na hora de fazer aquela massa gostosa para impressionar na mesa, que tal fazer um pouco diferente e preparar um delicioso espaguete ao funghi?

Confira abaixo a receita, siga o passo a passo e conquiste elogios na cozinha.

Ingredientes 

1 cebola grande ralada

1/2 taça vinho 
Publicidade
branco

150 g de funghi seco

1 pote de creme de leite fresco

Manteiga

Noz-moscada em pó

Sal

Azeite extra virgem

Alho bem triturado a gosto

1 pacote de espaguete fresco (de preferência)

Queijo parmesão ralado (a gosto)

Modo de preparo 

Lave o funghi em água corrente

Deixe de molho em 3 xícaras de água morna por meia hora (não jogar a água fora)

Doure a cebola e o alho na manteiga e no azeite misturados, junte o funghi sem a água e deixe em fogo baixo por uns minutos

Acrescente o vinho, sal a gosto, noz-moscada e junte a água do funghi

Deixe por mais alguns minutos em fogo baixo e adicione o creme de leite, espere ferver até engrossar um pouco

Cozinhe a massa em bastante água com sal até ficar al dente e misture-a ao molho

Se quiser, salpique com queijo parmesão ralado

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Especialista em educação explica como conciliar namoro com estudo

Publicado Por: Nahama Nunes
Especialista em educação explica como conciliar namoro com estudo
divugação
Ouça o Áudio
Embed:
“Meu filho está namorando e agora”? A preocupação se estende ainda mais quando se aproximam de alguns dos exames fundamentais na vida do estudante: o Enen e o Vestibular.

De acordo com a doutora em educação pela PUC do Rio de Janeiro e consultora da JP, Andra Ramal, estudos comprovam que o namoro mais ajuda do que atrapalha. No entanto, segundo ela, é preciso organização por parte das pessoas que decidem engatar um namoro.

A educadora alerta que os pais precisam ajudar os filhos nesta fase da vida. Para ela, o adolescente tem que ter hora para voltar para casa e não deve sair todos os dias. “As mães devem negociar com os seus filhos como, por exemplo, eu deixo você sair esta noite desde que amanhã haja estudo o dia inteiro”. 

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Perfume para cabelos é a nova aposta do mercado de cosméticos

Publicado Por: Sandra Ferreira
Perfume para cabelos é a nova aposta do mercado de cosméticos
Divulgação
O mercado de cosméticos inova a cada dia. A Parfaire, nova marca de perfumaria de luxo a ingressar no mercado nacional, acaba de lançar sua exclusiva linha hair, formada por fragrâncias de luxo, específicas para os cabelos, com a função de finalizar e perfumar os fios.

As duas versões de fragrâncias, a Surfers Paradise Hair e a Blackcherry Hair, contemplam uma fórmula exclusiva, com silicone e D-Pantenol, que deixa os cabelos perfumados, macios e com brilho extra.
Publicidade

Para as mulheres que preferem uma família olfativa mais cítrica, a fragrância indicada é a Surfers Paradise Hair, uma combinação exótica de frutas cítricas, ervas e especiarias, com um toque de lavanda, misturadas às notas de fundo de madeira e couro.

Já as mulheres que gostam de fragrâncias mais frutadas, a Blackcherry Hair, é a melhor opção. Uma combinação perfeita entre cerejas negras e o chá preto defumado, que elevam os sentidos a uma outra dimensão, do luxo e sofisticação. As notas de corpo de flores brancas e amêndoas, misteriosamente se fundem às notas do âmbar, da baunilha e do patchouli. O resultado é uma fragrância única e irresistível.

Segundo Paula Jacomassi, diretora executiva da Parfaire, o desafio em termos de inovação é encontrar, mais do que produtos diferenciados e exclusivos, matérias primas excepcionais, essências exuberantes e sofisticadas, que viabilizem um equilíbrio perfeito para as fragrâncias. “Queremos oferecer aos consumidores da Parfaire a melhor experiência olfativa do mercado nacional, completa.

domingo, 18 de agosto de 2013

Desmatamento da Amazônia foi cinco vezes maior em maio

Publicado Por: Agência Efe
Rio de Janeiro, 5 jul (EFE).- A floresta amazônica perdeu 464,96 km² de vegetação em maio deste ano, número que supera em 4,7 vezes a área desmatada no mesmo período de 2012 (98,85 km²), informou nesta sexta-feira o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

A zona mais afetada foi o estado do Mato Grosso, em que foram devastados 276,92 km² de floresta, segundo os dados de observação por satélite divulgados pela instituição.

Os dados do INPE não são completos, pois 42% da região estava coberta por nuvens, número maior que o registrado há um ano, quando só 32% de território estava impossibilitado de ser estudado.

Nos dez primeiros meses do ano pluviométrico, que começa em agosto, foram desmatados 2337,79 km² da floresta amazônica no Brasil, o que representa um aumento de 35% em relação ao mesmo período anterior (agosto de 2011 a maio de 2012). EFE

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Alejandro Sanz viajará ao Ártico com o Greenpeace

Publicado Por: Agência Efe
(corrige título, destino da viagem do cantor)

Madri, 10 jul (EFE).- O cantor espanhol Alejandro Sanz se juntará, entre os dias 14 e 20 de julho, à expedição ao Ártico que o Greenpeace realizará para evidenciar a necessidade de proteger esse ecossistema único.

A travessia tem, entre seus objetivos, comprovar o retrocesso sofrido pelas geleiras e pela camada de gelo do Ártico "devido à mudança climática", assim como "evidenciar" o perigo que representaria um vazamento de 
Publicidade
petróleo neste local praticamente inexplorado e como seus habitantes perderiam sua terra, informou o Greenpeace.

"Temos que ter consciência que se salvarmos o Ártico salvaremos muito mais. É a batalha ambiental mais importante do momento, porque está em jogo um dos poucos lugares do planeta onde ainda existe um equilíbrio e porque o que sucede ali afeta a todos", expressou Sanz no comunicado enviado pela organização não governamental.

O artista espanhol viajará ao extremo sul do círculo polar ártico para testemunhar a beleza desta terra e a forma de vida dos inuits - o povo original que habita esse território -, assim como a maneira que a mudança climática e a pressão humana ameaça sua forma de vida e a natureza sobre a qual se sustenta esta comunidade.

Segundo relatório do Greenpeace, o Ártico pode ficar sem gelo dentro de dez ou 20 anos, com graves efeitos sobre a população, a fauna e flora, e a economia.

Sanz fará um pedido global para que pessoas no mundo todo se unam ao Greenpeace através do site "www.salvaelartico.org" para declarar esta região "santuário protegido", ou seja, "criar uma região protegida no Polo Norte onde se proíba a extração petrolífera e a pesca industrial".

Mais de três milhões de pessoas, informou a organização, já se uniram à campanha, entre elas Alejandro Sanz, para que as empresas petrolíferas deixem o Ártico. EFE

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Entenda como ocorre a epidemia de drogas na sociedade

Publicado Por: Renan Vieira
"A Verdade Sobre as Drogas" dessa terça-feira (28) traz uma análise sobre os projetos de lei no Congresso Nacional sobre as penas para quem porta e usa drogas no Brasil.

A abordagem transcorre pelas implicações sobre como isso pode motivar cada vez mais o uso de entorpecentes por parte dos novos usuários. Ouça.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

O que leva um cachorro dócil a se tornar agressivo?

Publicado Por: Mariana Riscala
O que leva um cachorro dócil a se tornar agressivo?
Google
Ouça o Áudio
Oliveira Andrade
Embed:

Na última quinta-feira, teve grande repercussão a notícia do menino de um ano e quatro meses que morreu ao ser atacado por um cão da raça São Bernardo, na cidade de Paulínia, no interior de São Paulo.

Segundo a família, que era proprietária do cão há cerca de dois anos, o fato é ainda mais surpreendente, porque o cachorro sempre foi muito dócil com todos. O que leva um animal a fazer isso? O cinotécnico e etólogo, especializado em comportamento canino, Jorge Pereira, conversou com a Jovem Pan sobre o assunto. Clique no áudio e confira a entrevista completa.

sábado, 10 de agosto de 2013

Êlah Tempo !!!


Tempo /Irôko



Tempo ou Loko é um orixá originário de Íwerè, região que fica ao leste de Oyó na Nigéria, tão importante que ele é um orixá (e os africanos a muito sabem disso).

Tem um dito que diz "O tempo dá, o tempo tira, o tempo passa e a folha vira", muitas vezes precisamos que o tempo nos seja favorável, e outras não, quero dizer, precisamos de tempo curto ou longo, com o bom uso do tempo, muitas coisas se modificam, ou podemos modificar.
Irôko tem um temperamento estável, de caráter firme e em alguns casos violento. 
Na Nigéria, Irôko é cultuado numa árvore que tem o mesmo nome. Porém, no Brasil esta árvore foi substituída pela gameleira-branca que apresenta as mesmas características da árvore usada na África. É nesta árvore, a gameleira-branca, que fica acentuado o caráter reto e firme do orixá pois suas raízes são fortes, firmes e profundas.
Irôko foi associado ao vodun daomeano Loko dos negros de dinastia Jeje e ainda ao inkice Tempo, dos negros bantos.
Irôko, na verdade, é o orixá dos bosques nigerianos, onde lá na Nigéria é muito temido, porque como conta um itan, ninguém se atrevia a entrar num bosque sem antes reverenciá-lo. No Brasil, é nos pés da gameleira-branca que fica seu assentamento e também é ali que são oferecidas suas oferendas.
Sua cor é o branco e ainda usa palha da costa em sua vestimenta. Sua comida é o ajabó, o caruru, feijão fradinho, o deburu, o acaçá, o ebô e outras.
Em geral na frente das grandes casas de Candomblé, principalmente em Salvador, existe uma grande árvore com raízes que saem do chão, e são envoltas com um grande Alá (pano branco), este é Iroko, que é tido com árvore guardiã da casa de Candomblé pois ter esta árvore plantada no terreno da casa de Candomblé representa força e poder.. 
Este orixá é conhecido na angola como Maianga ou Maiongá.





Caracteristicas dos filhos do Tempo (Iroko)

Os filhos de Iroko são tidos como eloquentes, ciumentos, camaradas, inteligentes, competentes, teimosos, turrões e generosos.
Gostam de diversão: dançar e cozinhar; comer e beber bem. Apaixonam-se com facilidade e gostam de liderar.
Dotados de senso de justiça, são amigos queridos, mas também podem ser inimigos terríveis, no entanto, reconciliam-se facilmente.
Um defeito grande, é o facto dos filhos de Iroko não conseguirem guardar segredos.



quarta-feira, 7 de agosto de 2013


O presidente da Bolívia, Evo Morales, acena nesta quarta-feira (3) pouco antes de deixar Viena no avião presidencial. Foto: AFP

Países europeus suspeitaram que Edward Snowden estivesse na aeronave. Americano é buscado pela justiça americana por revelar segredos do país.

G1 - O presidente da Bolívia, Evo Morales, protestou nesta quarta-feira (3) da maneira como foi tratado depois que seu avião foi desviado para Viena, na Áustria, na véspera, por suspeitas de que transportava o americano Edward Snowden,procurado pela justiça dos Estados Unidos acusado de espionagem.
“Não sou um criminoso”, afirmou Morales no aeroporto da capital austríaca à Agência Austria Press, depois que, segundo as autoridades bolivianas, vários países europeus negaram autorização de entrada de sua aeronave oficial em seus espaços aéreos.
Autoridades bolivianas e austríacas afirmaram que Snowden não estava a bordo do avião, que decolou de Moscou e teve que fazer uma escala em Viena. Mas o governo da Áustria reconheceu que não inspecionou a aeronave.
“O avião de Morales pousou às 21h40 (16h40 de Brasília) procedente de Moscou. Os passaportes foram verificados e, ao contrário dos boatos, Edward Snowden não estava a bordo”, afirmou à AFP o porta-voz do ministério do Interior austríaco, Karl-Heinz Grundboeck.
O avião, no entanto, não foi inspecionado, e os passageiros foram apenas submetidos a um controle de passaportes, destacou.
“Não existia uma base legal para uma operação”, disse Grundboeck.
O avião de Morales já deixou Viena e fará uma escala nas Ilhas Canárias, da Espanha. A Espanha e outros países europeus autorizaram nesta quarta-feira a entrada da aeronave em seu espaço aéreo.

Zona de trânsito
Snowden está na zona de trânsito do aeroporto de Moscou desde 23 de junho. Ele é acusado de espionagem por Washington por ter revelado um amplo programa de vigilância telefônica e na internet.
O incidente provocou uma crise no governo do presidente americano Barack Obama e gerou intenso debate internacional sobre a privacidade na internet.
Morales disse à imprensa que Madri pediu para inspecionar o avião antes de autorizar a entrada no espaço aéreo, mas que ele se negou porque seria uma violação da legislação internacional.
Uma fonte da chancelaria destacou que a Espanha “autorizou na terça-feira o sobrevoo e a escala do avião presidencial da Bolívia, mas de forma imprevista o avião acabou fazendo escala em Viena”.
O ministério francês das Relações Exteriores também informou que concedeu autorização para que o avião de Morales passe por seu espaço aéreo.
A Itália também anunciou que permitirá a entrada do avião em seu espaço aéreo.
Autoridades bolivianas informaram que o avião de Morales teve que ser desviado a Viena na terça-feira à noite, depois que França, Itália e Portugal negaram o pedido de entrada em seu espaço aéreo.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Reunidas em Plenária Nacional que acontece em Brasília, cerca de 200 lideranças de todo o Brasil vão escolher também os delegados que representarão suas propostas na Conferência Nacional

A ministra da Igualdade Racial, Luiza Bairros abriu, na noite desta quinta-feira, 4, a Plenária Nacional dos Povos e Comunidades de Matriz Africana, coordenada pela Secretaria de Políticas de Comunidades Tradicionais (Secomt), da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), e preparada pela Comissão Organizadora da III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (III Conapir).

O evento reúne cerca de 200 lideranças, de todas as unidades da federação e representantes de diferentes matrizes. A plenária se constitui em uma das etapas da III Conapir, que acontece entre 4 e 5 de novembro, em Brasília, com o tema ‘Democracia e Desenvolvimento Sem Racismo: Por um Brasil Afirmativo’.

As atividades da Plenária tiveram início na manhã desta sexta-feira, 6, com a benção das mães de santo e babás. Em seguida, a titular da Secomt, Silvany Euclênio, a Ketu Ângela Gomes e a Doné Kika de Bessen, falaram ao público sobre as expectativas do trabalho.

Para Silvany, a realização das plenárias temáticas dos Povos Ciganos (que aconteceu em maio), dos Povos de Matrizes Africanas e das comunidades Quilombolas (a ser realizada ainda em julho) aponta a importância e a grande potencialidade da participação de grupos específicos na III Conapir. “Eles mantêm uma relação histórica de vulnerabilidade junto ao Estado. Com as plenárias, poderão participar em condição de igualdade, propor, defender e debater suas propostas. Conhecer e ser reconhecidos pelo poder público”, disse.

De acordo com Ângela, se o tema da III Conapir envolve a discussão sobre o desenvolvimento, é importante entender que crescimento e desenvolvimento são ‘inimigos’. “Crescer é aumentar sem limite. Desenvolver é aumentar, melhorar no todo”, explicou. E o pensamento no todo, de acordo com ela, norteia a essência dos povos de matriz africana e de seus ancestrais.

Doné Kika celebrou a possibilidade de uma participação organizada dos povos de matriz africana na Conferência Nacional. “Esse é um momento de fortalecimento da religiosidade e das comunidades no país”, enfatizou.

Grupos de Trabalho – Os participantes do evento se dividiram em grupos de trabalho para deliberar as prioridades que querem levar à III Conapir. Ao final da plenária serão eleitos os delegados e delegadas que irão participar da Conferência.

Um consenso entre os participantes é de que a Conapir deve priorizar não a proposição de novas ideias, mas formas de efetivar as que já foram deliberadas, seja na primeira e segunda Conferência, ou em políticas públicas que já vigoram, porém sem eficácia em sua aplicação.

“Não precisamos reinventar a roda. As políticas já estão no papel. Só não são implementadas”, diz Vilma Piedade, representante da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras Saúde (Renafro-RJ). Para ela, o combate ao racismo precisa ser ainda mais forte no Brasil. “O país tem um racismo estrutural, ideológico e até a SEPPIR sofre com ele”, garante.

“Espero maturidade e equilíbrio na III Conapir para que a gente não priorize novas propostas, mas possa construir estratégias para colocar em prática o que se quer e que já está sinalizado”, diz Makota Valdina, de Salvador- BA.

Para ela, que milita desde os anos 70, as pessoas de diferentes segmentos hoje estão agrupadas como povos de matriz africana, como resultado da atuação da SEPPIR. “Antes não tínhamos voz. Estamos em um processo, com pequenos avanços que, infelizmente revelam ainda mais o racismo da sociedade. O que facilita, por outro lado, o seu combate. Quando não sabemos o que vamos combater fica mais difícil”, afirma.

“Entendo a Conferência como um espaço de conferir. Portanto, precisamos passar a limpo o que já foi proposto e avançar”, diz Makota Celinha Gonçalves, de Minas Gerais. “Não queremos discutir religião. Somos felizes assim. Queremos discutir o direito de ter religião”, disse.

sábado, 3 de agosto de 2013

Reflexões por Mama Koité Doumbia (*) FEMNET/Mali

Intercambio virtual do ICAE – “Agenda de educação Pós -2015: ações de incidência” 

* Iniciar projetos de transformação social a favor da igualdade. Tomada de consciência da necessidade de uma distribuição justa e equitativa dos papéis e das responsabilidades das mulheres e dos homens em todos os âmbitos da vida (atividades de produção, reprodução, comunitárias ou políticas) e em todos os níveis, é um requisito prévio para a transformação social profunda e duradoura. O desequilíbrio da governança mundial (dominada pelos homens) e em todos os níveis, dos lares até o âmbito internacional é um reflexo direto do patriarcado, das relações de poder e dos sistemas de dominação (de classe, raça, gênero, orientação sexual) entre grupos. A partir deste ponto de vista devemos repensar os marcos conceituais e as práticas atuais de desenvolvimento para que homens e mulheres se reconheçam como indivíduos, atores e atrizes do desenvolvimento e cuja participação não é apenas importante, mas essencial. Isso nos leva necessariamente ao desafio de uma distribuição mais equitativa dos recursos e dos benefícios que a acompanham. Também se refere à necessidade de trabalhar no empoderamento individual e coletivo das mulheres e dos homens que querem fazer e viver de outra maneira.
* Apoiar a coordenação entre as organizações e com os diferentes atores sociais no âmbito nacional para uma melhor sinergia de ação. De fato existem dispositivos favoráveis e de proteção para as mulheres que buscam a reabilitação de seus direitos, mas a ausência e/ou insuficiência de mecanismos ou medidas complementares de apoio às mulheres em matéria psicológica, emocional e material é flagrante especialmente nos países em desenvolvimento. No entanto, isso é uma necessidade e as organizações da sociedade civil e de mulheres comprometidas com a promoção dos direitos sociais, econômicos e políticos das mulheres têm cada vez mais probabilidades de fazer ouvir sua voz. A força da defesa e da incidência por meio de argumentos sólidos construídos coletivamente a partir de vivências de mulheres e homens é um instrumento relevante para construir e impulsionar iniciativas de sinergia condizentes com esses compromissos. Mas, para isso é preciso continuar realizando incansavelmente um grande trabalho de sensibilização em todos os níveis, em particular com os homens e as mulheres que fazem (e desfazem) as leis, as instituições, etc.
* Promover enfoques de desenvolvimento baseados nos direitos humanos (de crianças, mulheres, homens). Este parece ser o aspecto mais prometedor para uma melhor inclusão da dimensão de gênero nos diferentes níveis. No plano estratégico, o enfoque de direitos, embora essencial no fundo , reclama o desenvolvimento das formas, dos métodos e das medidas práticas (no terreno) para assegurar que o fornecimento de informação sobre direitos humanos, e especialmente das mulheres, se leve a cabo da melhor maneira. Uma coisa é conhecer seus direitos, e outra coisa é ser capaz de garantir sua aplicação na vida cotidiana. Nos países em desenvolvimento, onde a maior parte da população vive em zonas rurais e, desgraçadamente, é ainda em grande parte analfabeta (especialmente as mulheres), os responsáveis políticos e as organizações da sociedade civil devem necessariamente implementar recursos (técnicos, de especialização, de logística, de tempo, econômicos, etc.) para proporcionar a maior quantidade possível de informação correta e exata sobre os direitos, através dos meios apropriados.
* Que a luta contra a violência contra as mulheres seja uma prioridade. Particularmente a que se vive na esfera privada (abuso sexual, violação conjugal, maltrato psicológico, matrimônio forçado ou precoce, práticas humilhantes e prejudiciais para as mulheres e as meninas, etc.) é a mais insidiosa e degradante para as mulheres. Estas formas de violência lhes roubam os recursos, a mobilidade, a liberdade, a auto-estima e a autonomia, inclusive o pensamento. É por isso que são essas as áreas prioritárias que devem ser objeto de intervenções definidas e constantes de todos os atores nos diferentes âmbitos.
* Os ODM pós-2015 devem levar em conta a violência baseada no gênero como recomenda o exaustivo estudo de 2006 do Secretário Geral das Nações Unidas sobre todas as formas de violência contra a mulher. Isto deve ser estabelecido como objetivo na agenda pós-2015 dos ODM.
* Além da informação, é necessário apoiar todo o processo de acompanhamento que permita às vítimas de violência ter a força, moral psicológica e física para empreender um caminho de reabilitação dos direitos que lhes foram negados. Isso requer compromisso, competências e recursos (redes, conhecimentos, dinheiro, tempo, etc.) É geralmente aceito que os direitos se adquirem com o tempo, depois de múltiplas tomadas de posição, de negociações, de luta, etc. É preciso apoiar as reparações.
* Esperamos que depois de 2015 sejam aplicados efetivamente todos os compromissos assumidos com a promoção da igualdade em um mundo mais justo.


(*) Presidente da Coalizão de Mali pela Corte Penal Internacional de Mali
Vice – Presidente do Conselho Econômico, Social e Cultural da União Africana
Membro da Rede de Mulheres, Paz e Segurança do espaço CEDEAO / Mali
Membro do Conselho de Administração da Organização Internacional do Trabalho / OIT
Bamako / Mali

iBahia - Empresária não recebe pagamento de Carnaval e denuncia esquema das empresas de Claudia Leitte

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Zeit Obrigado Brasil
O jornal Zeit citou as manifestações e fez criticas quanto as organizações dos mega eventos

GOAL – O jornal alemão Zeit publicou uma matéria sobre as manifestações populares que acontecem no Brasil durante o período da Copa das Confederações.
Na publicação, o diário germânico agradeceu as críticas do povo brasileiro quanto as organizações dos torneios promovidos pela Fifa e Comitê Olímpico Internacional (COI). De acordo com o jornal, o Brasil está fazendo aquilo que os alemães na Copa de 2006 e os sul-africanos que sediaram o último Mundial deveriam ter feito: questionar os procedimentos da Fifa quanto à realização de um evento como a Copa do Mundo. De acordo com o Zeit, “finalmente uma democracia se levanta contra a Fifa, uma entidade antidemocrática”.
“As principais federações desportivas terão de repensar as suas condutas. Isso será bom para todos, incluindo atletas e competições, os quais antes só ficaram às margens nesses grandes eventos. Por isso: obrigado, Brasil!”, exclamou o Zeit.
“Os protestos (no Brasil) não só atestam a maturidade democrática de um País que foi governado por generais por 30 anos. Eles estabelecem que até mesmo os gigantes do esporte (futebol) deram um sinal de parada: (vamos) até este ponto, e não mais”, relatou a matéria.
De acordo com a publicação, um estudo dinamarquês em 2001 apontou que é cada vez mais difícil grandes eventos serem realizados em locais regidos pela democracia. Zeit acrescentou que devido aos valores envolvidos, Viena e Graubünden se recusaram a sediarem os Jogos Olímpicos.
“O Brasil podia ser visto como uma exceção nesse cenário. As consequências podem ser vistas agora. A Fifa e o COI agora vão se fazer perguntas, diante das imagens das ruas (…). Os eventos precisam ser humildes, individuais e transparentes”, complementa o jornal alemão.
Por fim, o diário citou que a maneira como o governo brasileiro aceitou as exigências da Fifa e do COI fez com que a população se revoltasse além dos problemas já existentes no país.
“Os contratos restritivos (da Fifa), no valor de bilhões, preveem um completo alívio fiscal, além de prever a exclusividade para patrocinadores bilionários, além de demandas ainda maiores para estádios, hotéis e aeroportos”, concluiu o jornal.
iBahia - Projeto prevê demolição do Aeroclube e criação de novo shopping de luxo

.

.

Irdeb TVE

Greenpeace: Liga das Florestas

Som no Blog - Podcast

.

.