Palmares

.

.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015


ODOYÁ YEMANJÁ 


A festa acontece hoje segunda-feira (2), 
no bairro do Rio Vermelho.

Os preparativos para a Festa de Iemanjá, que acontece na próxima segunda-feira (2), no bairro do Rio Vermelho, devem ser concluídos até a manhã deste sábado (31). Essa é a estimativa da Prefeitura de Salvador que está realizando ações de recuperação da Casa de Iemanjá e da desobstrução do sistema de drenagem, além da montagem das estruturas, que está sendo promovidas pela Secretaria Municipal de Manutenção (Seman).


Ainda segundo o órgão, foi realizado no entorno a recomposição no piso em pedra portuguesa, nos trechos que estavam danificados, assim como a limpeza e montagem do barracão para entrega dos presentes.



Apoio nas ações


No dia da festa, a Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à 

Pobreza (Semps) vai realizar abordagens sociais para coibir o trabalho infantil e garantir os 

direitos das crianças. Os pequenos flagrados em situação de risco ou trabalho infantil serão encaminhados ao Centro de Referência Especializado da Assistência Social para Moradores em Situação de Rua (Centro Pop) para acompanhamento psicológico e depois encaminhados às 
unidades de acolhimento da Prefeitura e rede parceira.

A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) fará o ordenamento do tráfego na região, com interdição e proibição de estacionamento de veículos em algumas vias do entorno da festa, 
assim como a utilização de trios elétricos no local. Os agentes do órgão vão estar presentes 
no local para orientar os motoristas sobre opções de tráfego.



A Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev) contará com um 
efetivo de 300 guardas municipais, que vão dar apoio às ações municipais e promover a 
proteção do patrimônio público e prevenção à violência. Já a Secretaria Municipal 
de Saúde (SMS) estará com um esquema especial, que engloba uma ambulância do 
Samu no local, além do atendimento nas UPAs dos Barris e San Martin, do serviço 
rotineiro do Samu e das unidades de urgência e emergência municipais.




Além da iluminação, a Semop atuará ainda com 252 fiscais em toda a região do 
Rio Vermelho, para realização de ações de ordenamento e fiscalização do comércio 
informal. Já a Limpurb disponibiliza 250 agentes de limpeza para realização do 
serviço, além de 225 sanitários químicos e 25 banheiros 
convencionais em todo o circuito.



Entrega de presente ecológico antecipa festejos
à Yemanjá.

Um balaio de presentes para Iemanjá, composto por arranjos de flores, folhas de bananeira e oferendas de  alimentos naturais. Assim, a  comunidade do Solar do Unhão, mais conhecida como Gamboa de Baixo, antecipou neste domingo, 1º, os festejos para a Rainha do Mar.
Foi o segundo ano do presente ecológico, promovido pela comunidade, situada às margens da Baía de Todos-os-Santos, na Av. Contorno. O objetivo é alertar a população sobre a importância de preservar a tradição, sem danificar o meio ambiente.
"Nada de perfumes em frascos de vidro ou plástico, pentes e espelhos", explicou Noélia Pires, diretora em Salvador do Coletivo de Entidades Negras (CEN), instituição nacional do Movimento Negro. Responsável pela organização do evento, Noélia pretende tornar tradição a entrega do presente ecológico na véspera do Dia de Iemanjá, comemorado nesta segunda-feira,  2.
Além dos moradores, turistas estrangeiros e praticantes do stand up paddle  na Baía  de Todos-os-Santos acompanharam o ritual. Ao lado do presente, chamava a atenção uma escultura de sereia feita no ano passado por artistas de rua, integrantes do Musas (Museu de Street Arte de Salvador).


A Origem

No ano de 1923 houve uma diminuição no pescado da vila de pescadores do Rio Vermelho. Tentando buscar ajuda da Mãe D'Água, Iemanjá, saíram a 2 de fevereiro para ofertar presentes à rainha das águas. Ano após ano os pescadores repetiram essa cerimônia. A princípio era feita em conjunto com a Paróquia do Rio Vermelho, devido ao sincretismo entre a orixá e Nossa Senhora da Conceição.


Nos anos 60 houve uma reação da Igreja Católica contra o culto pagão, fazendo com que a festa perdesse, oficialmente, a devoção à santa católica. A Igreja de Santana, localizada no mesmo local da festa, sempre mantém as portas fechadas no dia 2 de fevereiro.
Hoje em dia as homenagens a essa orixá começam de madrugada, com devotos do candomblé, da umbanda e do catolicismo colocam as ofertas e bilhetes com pedidos em balaios que serão levados para o alto mar. Esses balaios são levados por cerca de 300 embarcações, com o saveiro com a oferenda dos pescadores sempre a frente do cortejo.


As pessoas independente de religião comemoram do mesmo jeito, levando flores, perfume, champanhe, velas, mas tem gente que nunca ouviu falar da lenda da Iemanjá.
A festa tem a finalidade de agradar a rainha do mar, na esperança que ela possa abençoar cada vez mais os pescadores.


Preparativos para a Festa

Rio Vermelho já se encontra 

preparado para receber festa 

de Yemanjá e 1 milhão de pessoas




Limpeza e pintura nas ruas do Rio Vermelho preparam a festa de Iemanjá. Pescadores têm até amanhã para retirar barcos da areia



Areias limpas e o mar unicamente para os barcos da procissão marítima para Iemanjá, a Rainha do Mar. Para isso, os pescadores na quinta-feira (29) foram retiradas todas as embarcações que estão abandonadas na Praia da Paciência. Desde a terça (27), cerca de 50 barcos estavam ancorados na praia, segundo o presidente da colônia de Pescadores do Rio Vermelho, Z1, Marcos Souza, o Branco. “A prefeitura não quer barco nenhum na areia, quer todos na água no dia da festa”, explicou o pescador.





De acordo com a assessoria da Limpurb, a colônia foi notificada para que os barcos fossem retirados. Caso isso não ocorra dentro do prazo previsto, a empresa vai fazer um faxinaço na praia e retirar todas as embarcações velhas, lixo e resíduos da praia.

O presidente da colônia não soube estimar a quantidade de barcos abandonados no local, mas acredita que todos serão retirados até o dia da festa. Serão considerados abandonados todos os barcos que não estiverem cadastrados na colônia Z1. Os barcos serão recolhidos para o depósito da Limpurb.

Além do faxinaço, o Rio Vermelho também já está se arrumando para celebrar Iemanjá. O caramanchão onde serão depositados os presentes para a Rainha do Mar . Agentes da prefeitura também já estão trabalhando para finalizar os últimos ajustes como poda de árvores e pintura das calçadas. O que já está pronto - há seis meses - é o presente principal, que é oferecido pelos pescadores da Z1. “Só quem banca os custos é a colônia, então estamos antecipando tudo desde junho para dar tempo de ficar pronto”, explicou Branco.




Ele afirma que a maioria das vezes os recursos só vêm depois da festa, então eles antecipam o pagamento. Para esse ano, a colônia investiu R$ 103 mil. A assessoria da Secretaria do Desenvolvimento, Cultura e Turismo (Sedes) informou que a prefeitura vai investir R$ 110 mil na festa deste ano.

Cerca de 500 balaios vão ser distribuídos para a população e a colônia estima que outros 200, de fora, devem ser levados, junto com o presente principal, às 5h do dia 2. A programação oficial começa na madrugada, às 3h, quando os pescadores vão entregar o presente a Oxum, no Dique do Tororó.

A expectativa é de que 1 milhão de pessoas transitem pelo Rio Vermelho entre sábado (31) e segunda-feira (2), no ápice da festa. “Como cai em uma segunda, a gente acredita que o movimento comece ainda no fim de semana, porque algumas pessoas podem não vir no dia”, disse.





A Casa de Iemanjá, que passou por uma reforma, já está aberta ao público. Lá, o público pode conhecer mais sobre a lenda da sereia e também ver imagens e representações dela. Além da parte religiosa, a celebração a Iemanjá também é lembrada pela festa que acontece ao longo do dia no Rio Vermelho.



Um palco foi montado na Praça Brigadeiro Faria Rocha, próximo à Companhia da Pizza, que vai funcionar das 12h às 17h. Entre as atrações, a Banda Rio Vermelho e o Bailinho de Quinta. Segundo o presidente da Associação de Moradores de Amigos do Rio Vermelho (Amarv), Lauro Matta, a banda sairá com 100 músicos. Diferente dos anos anteriores, o bloco ficará concentrado apenas na praça.




“Só na hora do presente que vamos ali na rua do (Hotel) Pestana e voltamos, não vamos andar por todo o bairro”, explicou. Matta disse que ainda não está confirmada a participação de outras atrações na festa. O Mercado do Peixe também não fechou a programação da festa. Hoje dia 2, ainda está proibida a circulação de trios e minitrios no bairro.

A prefeitura também vai fiscalizar a poluição sonora, com orientação aos comerciantes para não exceder o limite de 85 decibéis de emissão de som. Já os proprietários de veículos particulares não devem superar a emissão em 70 decibéis.


Mostra de imagens que homenageiam Iemanjá fica em exposição até hoje segunda (2)


O artista visual Ricardo Franco explorou cores para mostrar uma visão multirracial de Iemanjá


Segunda (2) é dia de oferecer flores e perfumes  no mar para saudar  Iemanjá. E, para homenagear a Rainha do Mar, um grupo de artistas se reuniu para customizar  imagens em fibra de vidro da orixá.


O artista visual Ricardo Franco explorou cores para mostrar uma visão multirracial de Iemanjá. “Fiz o corpo em três cores e explorei o fato dela ser venerada por gente de todas as crenças e religiões”, explica Franco, que além de  tinta acrílica colocou pérolas na concepção da sua escultura.

Quem resolveu fazer uma leitura diferente do tradicional azul de Iemanjá foi a cantora e artista plástica Mônica San Galo. Sua versão da Rainha do Mar é trabalhada com flores. “A flor faz parte do meu trabalho. Gosto de pintar divindades e ícones das religiões e tenho um carinho especial por Iemanjá. Minha ideia foi fazer uma representação dela no estilo arrochadeira com muito perfume e maquiagem”, brinca Mônica, que usou tinta acrílica automotiva para cobrir a  escultura.

Além de Mônica e de Ricardo, participam da exposição Yéyé Omo Ejá os artistas Bel Borba, Ana Castro, Erickson Britto, Marcelo Mendonça e Jorge Morillo.  Até hoje, a exposição ficará disponível para visitação gratuita no  Shopping Bela Vista, Piso L2 – em frente à Livraria Leitura. Amanhã, elas  serão levadas para a Loja Nino Nogueira Decor, no Rio Vermelho, como parte da programação realizada na loja para homenagear Iemanjá.



As setes esculturas poderão ser adquiridas durante o evento - cada uma será vendida por R$ 2, 7 mil. De acordo com a organização do evento,  parte da renda obtida com a venda das imagens da orixá será revertida para a Instituição Beneficente Conceição Macedo (IBCM), localizada no bairro de Pernambués, em Salvador.



ÊRUYA



Ê nijé nilé lodô

Yemanjá ô

Acota pê lê dê

Iyá orô miô (bis)


QUE YEMANJÁ NOS PROTEJA
QUE ESSA GRANDE MÃE NOS DÊ
PAZ, SAÚDE, SABEDORIA E SUCESSOS
ÊRUYA, ÊRUYA MAMÃE
ODOYA YEMANJÁ !!!



AXÉ...!






Fontes:

http://www.ibahia.com/detalhe/noticia/preparativos-para-festa-de-iemanja-devem-ser-finalizados-neste-sabado-31-diz-prefeitura/?cHash=312605af15c35d15846a7c1109a063d7

http://atarde.uol.com.br/mobile//bahia/salvador/noticias/1656871-entrega-de-presente-ecologico-antecipa-festejos-a-iemanja

http://pt.wikipedia.org/wiki/Festa_de_Iemanj%C3%A1

http://www.ibahia.com/detalhe/noticia/rio-vermelho-se-prepara-para-receber-festa-de-iemanja-e-1-milhao-de-pessoas/?cHash=c10a28e500cbeade21b6098ef0b0f9b4

http://www.ibahia.com/detalhe/noticia/mostra-de-imagens-que-homenageiam-iemanja-fica-em-exposicao-ate-esta-segunda-2/?cHash=133e2a5014a55db35342e16ec994d6af

Um comentário:

  1. Bom blog! Eu realmente adoro a forma como é fácil sobre os olhos e os dados são bem escritos.
    Eu estou querendo saber como eu poderia ser notificado sempre que um novo post foi feito.
    Tenho inscrito em seu feed RSS, que deve fazer o truque! Tenha um bom dia!
    http://damayy.com/shop/vestido-festa-elegante-manga-suspensorio/

    obrigado pela sua preferência, e seu contato.

    ResponderExcluir

.

.

Irdeb TVE

Greenpeace: Liga das Florestas

Som no Blog - Podcast

.

.