Palmares

.

.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Ilê Aiyê recebe embaixador dos EUA em Salvador 

55617 3531627744188 1805098151 o
(Embaixador Thomas Shannon à direita destacou a importância da reeleição de Obama)

Redação Correio Nagô - O Curuzu, tradicional bairro negro de Salvador, teve uma celebração diferente na manhã desta sexta-feira (9). Pela primeira vez um embaixador dos EUA visita a sede do mais antigo bloco afro do Brasil, o Ilê Aiyê, dias depois após a vitória do presidente Barack Obama, reeleito para mais quatro anos de mandato na última terça-feria (6).
Em entrevista ao CORREIO NAGÔ o embaixador Thomas Shannon comentou que a  reeleição de Obama é um grande exemplo de sucesso e prova de que de existe esperança. Para o diplomata, “a vitória de Obama mostra claramente que qualquer pessoa pode ter o desejo de participar da política e fazer a diferença ao chegar a presidência.”
O encontro, organizado pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), teve como objetivo apresentar ao embaixador Thomas Sannon o projeto Up with English, apoiado pelo consulado dos EUA, e que está sendo executado pelo Ilê Aiyê.
O projeto faz parte do Japer, o plano de ação entre os governos do Brasil e EUA para promoção da igualdade racial e étnica. Além disso, o encontro teve como objetivo estreitar ainda mais as relações entre a Bahia e os Estados Unidos. Em maio deste ano, uma missão do Governo do Estado da Bahia esteve em Atlanta para assinar um acordo de cooperação com o condado de Fulton nas áreas de saúde, educação, juventude e desenvolvimento econômico.

Simbologia

602264 3531628944218 394551730 n
O secretário de Igualdade Racial da Bahia, Elias Sampaio, falou da escolha simbólica de se selecionar a sede do bloco afro ilê, a Senzala do Barro Preto, para a visita do embaixador. “Esse é um espaço sagrado para a discussão sobre políticas públicas, igualdade racial e desenvolvimento”, destacou durante o evento.

Referenciando a memória de Mãe Hilda Jitolu, a matriarca do bloco falecida no ano de 2010, Arthur Sampaio, do conselho do ACBEU, ressaltou a importância do projeto que ensina inglês para estudantes do bairro mais culturalmente negro de Salvador.

O conselheiro lembrou ainda que em 70 anos da instituição eles nunca tiveram tanto apoio quanto agora na gestão do presidente Obama e lembrou que três jovens oriundos do projeto com Ilê hoje fazem parte do programa Jovens Embaixadores, criado pela Embaixada dos Estados Unidos para levar jovens a conhecer a cultura e política dos EUA e ainda representar o Brasil no país. 
O presidente do bloco afro Ilê Aiyê, Antônio Carlos Vovô, lembrou da necessidades de projetos que afirmem a identidade negra. “No Brasil o probema é racial”, disse. Ele alertou ainda aos jovens presentes ao evento: “Vocês não podem se esquecer que são negros, pois é triste quando alguém te “lembra”, ironizou o fundador do bloco e líder do movimento negro baiano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.

Irdeb TVE

Greenpeace: Liga das Florestas

Som no Blog - Podcast

.

.