Palmares

.

.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

A criança caiu, e agora?




Oi, gente!
Sou mãe, como a maioria das que me leem aqui, e sei bem o quanto um tombo de um filho assusta. De cara eu sempre corro para ver se as minhas filhas bateram a cabeça e os dentes. Na dúvida, corro para o pronto-socorro e para o dentista. Não fico com essa pulguinha atrás da orelha. Mas sei de muitos pais e mães que esperam muito para ver se foi algo grave e, algumas vezes, vão em busca de um especialista tarde demais. Para tentar ajudar pais e mães resolvi conversar com a doutora Rosa Jordana, odontóloga especialista em estética e prótese, pra elaborar um "manual do que fazer depois do tombo"!


Leia também:



A primeira dica da especialista é ter sempre por perto o contato do odontopediatra, já que os tombos não tem hora pra acontecer. "Falando em cuidados, os primeiros devem ser: lavar o local afetado com água filtrada e, se houver sangramento do lábio ou da gengiva, pressionar a região com uma gaze ou pano úmido por alguns minutos. Gelo ou até um picolé podem ajudar a conter a inflamação e distrair a criança. O próximo passo é observar os dentes da região do trauma. Se estiverem lascados, quebrados, fora do lugar, com mobilidade (moles), ou a criança estiver incomodada, o ideal é levar ao dentitas. Caso o dente quebre ou avulsione (saia da boca) é importante mantê-lo em soro fisiológico, leite morno ou saliva, para que não desidrate!", explica.
De acordo com a doutora Rosa, os responsáveis tem que observar ainda se o dente escurece ao longo dos dias. Esse é um sinal importante."Se isso acontecer, significa que, com o trauma, houve rompimento dos vasos sanguíneos no interior do dente. Nestes casos é preciso avaliar a necessidade de um tratamento de canal". A odontóloga explica que, mesmo em casos de crianças com dente de leite, é preciso atenção. "A raíz do dente de leite fica muito próxima ao germe dos permanentes em desenvolvimento, com o trauma podem ocorrer manchas no permanente, alterações de formato, problemas de erupção, malformações, entre outras alterações. Os dentes de leite servem como uma espécie de "guia", ajudando na fixação e posicionamento dos dentes permanentes, o sorriso bonito de um adulto depende muito desses cuidados com os dentes de leite!", alerta.
Fonte:
https://br.mulher.yahoo.com/blogs/mae-salto-alto/crian%C3%A7a-caiu-e-agora-135208826.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.

Irdeb TVE

Greenpeace: Liga das Florestas

Som no Blog - Podcast

.

.